terça-feira, maio 10, 2005

Passes aumentam

A partir do dia 1 de Maio que ficou mais caro andar no Metro de Lisboa! Os bilhetes simples passaram a custar 70 cêntimos e o passe 30 dias passou de 15 euros e 10 cêntimos para os 16 euros. Isto só para referir algumas das novas tarifas.
Ora, como toda a gente sabe, as composições do metropolitano são movidas a electricidade que, como toda a gente sabe, é um derivado do petróleo. Ora, como o petróleo está cada vez mais caro por causa da guerra...têm de ser aumentadas as tarifas do Metro.

Entretanto a Bridgestone e a Michelin estão a trabalhar em conjunto na concepção de um novo tipo de pneu para o Metro de Lisboa. A nova tecnologia permite desenvolver pneus de borracha vulcanizada que reduz em 28% a ocorrência de furos nos pneus. Este fenómeno imprevisível é responsável por 89% das interrupções nas linhas do Metro.

Mas, claro...como os pneus são feitos de borracha especial para andar em carris...e como os pneus são feitos a partir do petróleo...e o petróleo está mais caro...é normal que tenha de se aumentar os preços dos títulos de transporte!

Além disso, toda a gente sente neste país que os salários aumentaram 18% em todos os sectores e o poder de compra tem subido exponencialmente nos últimos 6 meses. Por isso é normal que os preços aumentem...