quinta-feira, setembro 08, 2005

Governo prepara medida economicista

Depois de um estudo aprofundado, foi entregue ao Governo um relatório que vai permitir tomar uma medida que trará boas notícias à economia do país:

O GOVERNO VAI ABOLIR A FAIXA DA DIREITA NOS TROÇOS DAS AUTO-ESTRADAS COM MAIS DE 2 FAIXAS

Segundo o estudo, apenas 2% dos condutores portugueses usam a faixa da direita, apesar da insistência do Código da Estrada no sentido de usar as faixas mais à esquerda apenas para fins de ultrapassagem. Os restantes condutores preferem guiar no meio, onde se sentem mais confortáveis e seguros. O Sr. Euclides Leitão, presidente da Associação de Condutores do Meio da Estrada (ACME), afirma que essa conduta se relaciona com a prevenção rodoviária mais pura. "Se um gajo for no meio e houver um acidente à nossa frente, podemos guinar para a esquerda ou para a direita e salvamo-nos da morte certa. Já se formos encostados à direita temos poucas opções de fuga, por causa dos rails". Confrontado com as acusações de serem os empata-fodas da estrada, Euclides Leitão refuta as insinuações: "Pelo contrário, nós somos os abre-olhos das pessoas. Senão era tudo sempre a abrir e a pôr em perigo a vida das pessoas. Assim, connosco pelo meio sempre têm de tomar mais atenção e ir mudando de faixa para nos evitar."

Com esta medida inédita, o Governo vai arrecadar milhões com a venda do alcatrão em 2ª mão a países em vias de desenvolvimento. O espaço que sobrar nas auto-estradas nacionais não ficará desaproveitado: em conjunto com a BRISA, o Instituto de Estradas de Portugal e as demais concessionárias de auto-estradas e pontes, o Governo irá plantar 1500 Km de pinheiro manso, como parte integrante do programa de reflorestação do país. A manutenção e limpeza do novo "piso florestal" estará a cargo de uma empresa privada, a PiroClean, perita em limpezas com recurso a combustíveis fósseis e cabeças de fósforos.