sexta-feira, outubro 07, 2005

A relatividade do dinheiro

Ao longo dos tempos é engraçado verificar a evolução das coisas. O dinheiro é uma dessas coisas, cuja importância ou valor se vai alterando com o passar da nossa vida.
Por exemplo, quando somos crianças, o dinheiro não tem qualquer valor para nós! Desde que tenhamos brinquedos a vida é um espectáculo!
A meio da adolescência, um gajo começa a precisar de uns trocos para ir beber uns copos, comprar aqueles ténis que os pais não querem comprar ou ir ao cinema... Aí sim começamos a dar valor ao dinheiro! No entanto, a maior parte dos jovens tem como único meio de subsistência os próprios pais, uns tios, os avós, a vizinha, a irmã, etc, que lá vão fornecendo uns trocos, quer seja no Natal, nos anos ou sem motivo aparente.

Ora, quando eu era puto, recebia muitas vezes dinheiro nos anos e no Natal. "Não sabia o que havia de te comprar, então assim juntas o dinheiro e compras o que quiseres", diziam as pessoas. Porreiro! Antes isso que um after-shave ou umas meias turcas, brancas e com raquetes!!
Quando me ofereciam uma nota das grandes...era o auge! Grande festa! Dá para comprar tudo e mais alguma coisa! Estou rico!! E uma simples nota dava-me para comprar um sem número de artigos...e ainda sobrava algum.
Hoje em dia já é mais raro acontecer darem-me notas grandes, mas ainda continuo a receber dinheiro nos anos e no Natal, porque "coitadinho" ainda não trabalha!! Óptimo para mim!
No outro dia, uma tia minha de França veio ao Portugal e oferendou-me, nada mais, nada menos, do que 50 euros!!! Coisa rara!! Mas...infelizmente...já não é a mesma coisa! :(
Pego na nota e a primeira coisa que penso é: "Cum catano! Nem dá para atestar o depósito do carro".