sexta-feira, janeiro 06, 2006

Eh pá, que estúpido!

A frase mais ouvida em meu redor durantes estas festas natalícias (ano novo incluído) foi: "Eh pá, que estúpido!"

Sim, de facto às vezes sou estúpido (modéstia à parte!), mas a frase não surge de comentários estúpidos como: "Quem não me der prenda vai ter de comer o meu cocó e vão-lhe crescer almorródias no cú, toma, toma!!"
Nesse caso seria eu próprio a tomar a iniciativa de me suicidar! Mas não, meus amigos! A tal frase "Eh pá, que estúpido", que possui variações como "Aaai, que estúpido" ou "Aiii, cala-te, estúpido", surgia sempre após comentários meus sobre coisas da vida. Como, por exemplo, coisas que envolvessem morte, acidentes de viação, amputação de membros, etc.

Macabro, dirão vocês! Sim, talvez certas coisas! Mas, ao contrário da maioria das pessoas, não penso que falar em coisas más atraia desgraças! Aliás, tenho mesmo a ideia de que a morte nem deve ser má de todo!! Com tanta pessoa a morrer, era provável que se aquilo fosse assim tão mau houvesse um gajo qualquer que conseguisse voltar à vida! É como pagar impostos: é uma coisa inevitável, mais tarde ou mais cedo, mas em tanta gente que paga impostos, há sempre um ou outro que conseguem fugir! «Eh pá, aquilo é horrível! 20% do que a gente ganha fica retido na fonte! E ainda querem cobrar IVA e não sei mais o quê! Nunca mais me apanham naquilo!»

Agora um exemplo prático:
No Natal, em família, estávamos a falar onde íamos passar o Ano Novo. Eu ia para o Algarve no dia 27. Um primo meu queria também ir para o Algarve, mas havia a hipótese de ter de trabalhar no dia 31 até às 21h. O plano radical dele passava por: saía às 21h, metia-se no carro a caminho do Algarve e chegava lá às 23h30, mesmo a tempo da meia-noite! Segundo o próprio «o pior que pode acontecer é passar o Ano Novo na estrada».
E agora entro eu com o meu humor negro: «Passar o Ano Novo na estrada? Tipo...deitado no meio da A2, com os paramédicos por cima de ti a tentarem reanimar-te com choques e a dizer "Ainda passas cá o ano, sacana! Anda...não desistas...não me fiques aqui" e às 0h em ponto...zzzzzzzzttt....fecham-te num saco preto!!!»
O que nós rimos...eu e o meu primo! Mas claro, no meio de tanta gente, alguns com mais de muitos e bons anos de idade...tinha de surgir o a frase "Eh pá, que estúpido!!"

E pronto...são estas coisas que eu tenho de aturar! É que depois há sempre um ou outro membro da família que nem ouviu a história, mas entra-lhe pelo ouvido a dentro... "Eh pá, que estúpido!". Com que ideia é que vão ficar? "Eh pá, realmente aquele meu sobrinho é um bocado estúpido...pelo menos é o que dizem!"