sexta-feira, julho 07, 2006

Ronaldo vai deixar de fazer a barba

Não, espera...ele nem sequer tem barba ainda! Enfim, mas quando a tiver vai cortá-la com uma lâmina Wilkinson. É que o prémio Gillette Best Young Player foi atribuído a Lukas Podolski, da Alemanha. Ronaldo chegou a estar em primeiro lugar da votação, no site da FIFA, mas a decisão não era só "internética". Três dos candidatos seriam escolhidos por uma comissão da FIFA.
Houve até uma campanha via e-mail para a malta ir votar no Ronaldo, para ele limpar aquilo e levar um pacote de Gillettes para casa, pensando que bastava que ficasse em primeiro lugar no site oficial do mundial para ganhar o prémio!
Agora eu passo a explicar porque é que o Cristiano não podia ter ganho. A partir do momento em que se soube que a escolha seria baseada noutra votação, que não só a do site, a vitória de Ronaldo era praticamente impossível.

Vejamos quais eram os critérios da escolha dos especialistas da FIFA:
The award will be presented to the player who creates the biggest impact in Germany 2006. Judges will be looking for certain technical qualities such as skill, style and charisma but also other important facets such as a sense of fair play and a genuine impression that they are playing merely for the love of the game.

Não tenho dúvidas que em termos de talento, estilo e carisma, Cristiano Ronaldo bate a concorrência aos pontos. Mas eu dei destaque à expressão "sense of fair play"... e não foi por acaso! Um gajo que chora que nem uma menina quando o atiram ao chão, ou quando é substituído, ou quando perde, ou quando falha um golo não demonstra um grande fair play. Quem não se lembra de Cristiano Ronaldo, no estádio da Luz, no jogo entre Benfica e Manchester United, a ser substituído e a responder aos adeptos (parvos!) do Benfica, com um dedo espetado?
Ele pode ser muito bom rapaz e joga que se farta, mas ainda tem de crescer mais um bom bocado e perder aquelas manias de vedeta!

E pensar que ainda havia quem achasse inconcebível o Quaresma não ter ido ao Mundial!! Era ter duas vedetas mimadas a chorar que nem madalenas em vez de uma só!