terça-feira, janeiro 25, 2005

O Jardim é a Madeira

Que a Madeira é um jardim, já toda a gente tinha ouvido. Que o Jardim manda na Madeira, também toda a gente já sabe. O que eu não sabia, e provavelmente muitos de vocês também não, é a dimensão e alcance dos tentáculos do "polvo" madeirense.
Quem tiver oportunidade, leia a reportagem "Viagem às teias do poder na Madeira" que saiu na revista Visão, na última 5a feira. É assustador pensar que aquilo não é a Argentina, ou o Brasil ou um qualquer país africano, mas é território nacional.
Desde ameaças de morte a jornalistas (o da Visão recebeu uma cartinha quando regressou ao continente a ameaçá-lo), despedimentos de jornalistas que dizem a verdade, promiscuidades perigosas entre juízes e políticos, entre outros mimos dignos de uma verdadeira ditadura. E depois os cubanos são os do "contnente". Ao que parece é na Madeira que todos têm de dançar ao som da música do Alberto João. Quem não dançar como ele quer...não dança de todo na Madeira!!
Quando um ditador caminha para a velhice, as pessoas ganham esperança que quando ele morrer tudo muda e tornam-se livres. Mas no caso do Alberto João, não será bem assim. Já há pretendentes ao trono...e todos com gabarito para não deixar o mestre envergonhado.

Gostaria de deixar aqui um link para a reportagem, mas acho que a Visão não a tem online. Deixo-vos antes com um cartoon que encontrei no blog Farinha Amparo, num post que não tem nada a ver...mas que encaixa que nem uma luva neste ;)