segunda-feira, abril 18, 2005

Fumo quê?

E se, de repente, durante aquelas reuniões de cardeais do Conclave, o nosso querido Cardeal Policarpo deixar cair o cigarro nas vestes e estas começarem a pegar fogo? De que côr será o fumo que sai da chaminé?

É que já estou a ver:

Caso 1 - o fumo é preto
O Cardeal, imolado pelo fogo, começa a correr de um lado para o outro dentro da capela. Os outros cardeais fogem dele como o diabo da cruz (apropriada, esta imagem). Atarantado e cegado pelas chamas, D. Policarpo aterra no forno onde se queimam os votos. O fumo sai negro pela chaminé! Os devotos cristãos que esperam na Praça de S.Pedro vêm o sinal de indecisão e, desolados, voltam para casa. Fora da Capela não resta ninguém para detectar o incêndio. O fogo alastra e transforma a Capela Cistina num monte de cinzas. Os restantes cardeais são de igual modo consumidos pelas chamas. O Padre Borga é convidado para Papa, tornando-se assim o segundo Papa português.

Caso 2 - o fumo é branco
Os valentes católicos que aguardam a decisão à chuva e ao vento vêem sair o tão aguardado fumo branco pela chaminé. Em delírio gritam "Temos Papa, temos Papa!". Minutos depois são informados pelo porta-voz do Vaticano que "teríamos Papa...mas morreu carbonizado e agora temos de escolher outro". D. Policarpo torna-se no segundo Papa português e obtém também o record do Pontificado Mais Curto da História.

Caso 3 - o fumo é de outra côr qualquer
Nesse caso...Portugal não ganha nada de especial. Fica só com um cardeal a menos, mas logo arranjam alguém para o substituir.