domingo, maio 01, 2005

O regresso do filho pródigo

Estava eu ontem à noite descansado a beber um cafezinho na esplanada do Bar do Moinho, na Praia de Carcavelos, e que é que eu vejo entrar? Nada mais nada menos que o ex-Ministro da Defesa, do Mar e de Todos os Assuntos Relacionados com Tropa e Afins!! Que só por acaso também é o ex-líder do PP e ex-número2 da coligação governamental! Nem mais...Exmo. Senhor Paulo Portas.
Habituado a vê-lo de fato às riscas e gravata, soou-me estranho vê-lo de calças de ganga e polo, com as golinhas pra cima...porque ao pé do mar faz frio. Vinha com um bronze que fazia inveja. Segundo me constou, é um bronze das arábias.
Entrou com cara de mau, sentou-se, levantou-se, olhou à volta à procura do empregado, sentou-se novamente e começou a ler um livro que trazia. Achei o título curioso: Reflexões sobre a arte de vencer.
Contudo parecia mais interessado na conversa que decorria amenamente na minha mesa (talvez porque era a mais perto da cadeira dele) do que propriamente no livro. De 10 em 10 segundos levantava a cabeça e ficava a olhar para nós. Se calhar conheceu-nos da televisão!
Não lhe pedi um autógrafo, mas também não lhe perguntei se não queria ir brincar com os submarinos que comprou.
Enfim...o que acho mesmo é que ele estava com saudades da sua antiga residência - o Forte de S.Julião da Barra. É que o forte é mesmo ali ao lado... foi lá recordar bons velhos tempos de serões à beira mar...