segunda-feira, setembro 26, 2005

Reforma aos 65

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Estudos Aplicados às Coisas convocou para amanhã uma greve às aulas. Os portões da instituição serão fechados a cadeado e assim permanecerão até os estudantes serem ouvidos pelo Primeiro-Ministro. Em causa está a medida apresentada recentemente pelo Governo, que prolonga a idade de reforma dos estudantes até aos 65 anos. Aníbal Anacleto, presidente da AEISEAC, mostrou-se revoltado com o andamento do processo: "Onde é que isto vai parar?! Assim este país não avança! Eu tenho 47 anos e já ando no 3º ano! É verdade que ainda tenho 2 cadeiras em atraso do 2º ano, mas contava sair da faculdade por volta dos 55-56 anos! Ainda trabalhava 4-5 anos, ali, a descontar para a máquina devoradora que é o Estado! Agora temos de ficar aqui a estudar feitos parvos até aos 65?!?! Onde é que isto se admite? Quem é que salvaguarda os direitos adquiridos dos estudantes?! É que não pode ser assim! O meu médico já me avisou que o meu fígado não dura mais de 3 anos! O que é que eu vou fazer até aos 65 se não puder beber as minhas cervejolas no bar da associação?! Tiro outra licenciatura?! É isso que o Governo quer?!"
O protesto dos estudantes inclui ainda uma manifestação à porta da cervejaria Portugália, no sentido de conseguirem o alargamento da "Hora da Loira" para 5h de duração, a começar a partir das 14h. O Governo pondera diminuir o preço da cerveja e já está a negociar com distribuidores e comerciantes a possibilidade de um desconto para estudantes da 3ª idade.