segunda-feira, maio 22, 2006

O futuro do país

O futuro desta nação está entregue a uma geração não muito prometedora. Existem sempre excepções, mas depois de ver uns testes de Língua Portuguesa de 9º ano, tenho de ficar, no mínimo, preocupado. Principalmente quando tento ler frases que se prolongam por 8 linhas, sem um único sinal de pontuação!! É difícil determinar o que se perde primeiro: se o fôlego para ler a frase ou o sentido da mesma!

Convidados a escrever uma composição sobre o Amor de D.Pedro e D.Inês, alguns alunos produziram as seguintes preciosidades:
- D.Pedro castigava todos os que cometiam latricínios, assassínios, adultérios, etc.
- D.Henrique manda matar D.Inês, enviando assim carrapastos para a matarem.

Entenda-se que D.Henrique se refere ao pai de D.Pedro que, na História de Portugal, ficou mais conhecido como D.Afonso IV!! O discente passa a composição toda a rebaptizar o Rei!

Entenda-se também que latricínios pode fazer lembrar tanto lactrocínio, como lacticínio que, como toda a gente deve saber, é o assassínio do leite e seus derivados. Na altura, esse crime era punido com pena morte por afogamento numa vasilha de leite coalhado.

Carrapastos pode ser qualquer coisa! Isto demonstra uma tremenda criatividade do discente, que deve ser explorada e trabalhada, no sentido de se criarem outros neologismos: peças fundamentais para a evolução da Língua. No entanto, arrisco a interpretar carrapastos como o cruzamento genético entre um carrasco e um carrapato!! Os carrapastos encontram-se em vias de extinção, conhecendo-se apenas um em Portugal, no Parque Natural Peneda-Gerês.

O que também se encontra em vias de extinção é o aluno que sabe escrever na sua língua materna! Façamos, então, exames de 9º ano com escolha múltipla, para poupar os professores de lerem tamanhas barbaridades.