segunda-feira, julho 10, 2006

Domenech, fair play acima de tudo

Que o senhor era palhaço, já eu me tinha apercebido. Só lhe faltava o narizinho vermelho! Que o senhor não tinha fair play, eu já desconfiava. Mas só nas derrotas é que a gente se apercebe de tal coisa.

Palavras do senhor Raymond Domenech, o místico treinador da selecção francesa, após perder a final para a sua congénere italiana:
Materazzi a fait beaucoup de cinéma quand il est tombé de si haut. Il est grand, il est costaud, et un coup de vent l'a fait tomber. L'homme du match, ce n'est pas Pirlo, c'est Materazzi, il marque et il fait exclure Zidane.
in leMonde.fr

Traduzindo:
O Materazzi fez um bocado de filme quando caiu (depois da investida taurina de Zidane). Ele é grande e uma rajada de vento fê-lo cair. O homem do jogo não foi o Pirlo, foi o Materazzi, ele marcou e fez expulsar o Zidane.

Traduzindo outra vez, agora para português:
Eu sou um autêntico inergúmero e não vi as imagens da cornada do Zidane em cheio no peito do Materazzi antes de estar aqui a falar como um papagaio. Como ele é assim altinho, o Zidane não lhe chegou à cabeça, por isso fez pontaria para o esterno e quase lhe metia as costelas para dentro. Mas eu não vi... contaram-me! Mas eu não acredito enquanto não vir isso nas cartas do tarot! Falei com o departamento médico e penso que o Zidane não fracturou a cabeça, nem nenhuma haste. Vou exigir à FIFA que o Materazzi receba o devido castigo por ter caído daquela maneira, dando ideia de que caiu por causa da cabeçada do Zizou. Nada mais falso! O que fez cair o Materazzi foi o vento! Eu, no banco, até fiz aquele gesto do mergulho, com as mãozinhas, como fiz de cada vez que o Cristiano Ronaldo caía na meia-final. Mas o árbitro é Escorpião... tem mau feitio... e então expulsou o Zidane, que é Caranguejo. Foi isso que nos fez perder o jogo nos penalties, porque ainda por cima o Buffon é Aquário, com ascendente em Balança. Eu até já tinha na lista de marcadores o Zidane, em vez do Trezeguet! Ele também tentou fazer aquele truque de fazer bater a bola na trave primeiro, mas não tem a mesma classe do Zizou. Enfim... estes italianos são uns arruaceiros, que influenciam os árbitros!!


Edit: aqui ficam os vídeos documentais que faltavam. A versão inglesa das imagens, com comentários explicativos da situação. Gostei deste vídeo porque se vê o treinador francês a aplaudir sarcasticamente a decisão do árbitro e a dizer "Bravo! Bravo!" (em francês lê-se "Brávô! Brávô!). O banana, tal como o próprio árbitro, não deve ter visto um corno. Já o Materazzi não só viu como sentiu... dois!!
A versão francesa da coisa, do canal TF1, acaba com um comentário desesperante: "Mais pourquoi? Mais pourquoi?".