sexta-feira, julho 21, 2006

O Islão é simplex

Se o Primeiro-Ministro viu a reportagem que deu na RTP, na passada 3ª feira, a seguir ao Telejornal, dedicada ao Islamismo, então podemos ter a certeza que o Protocolo de Estado ainda vai mudar outra vez! E desta vez, não só a Igreja Católica perde o direito a sentar-se entre os poderosos deste país (como já perdeu), como deixa sequer de ser considerada a primeira confissão religiosa de Portugal.

É que, segundo transpirou dessa reportagem, o Islão é muito menos burocrático que o Catolicismo. Não há cá meninos jesuses, nem nossas senhoras, nem todos os santinhos! Precisas de orar? Vira-te pra Meca e fala directamente com Alá. Precisas de te confessar? Vira-te pra Meca e fala directamente com Alá. Estás a sofrer e precisas de uma luz que te ilumine? Consulta as páginas amarelas, na secção "Electricistas" ou "Material de Iluminação". Ou então vira-te para Meca e fala directamente com Alá.

É uma relação muito mais directa com Deus (Alá, neste caso): sem burocracias, sem confusões, sem intermediários. É que Jesus já não tem as mesmas capacidades auditivas de há 2006 anos atrás e pode dar mal o recado ao Pai. Ou Nossa Senhora: se o filho já tem mais de 2000 anos, imaginem a idade da senhora! Já não estão em condições de desempenhar algumas das funções de secretariado que lhes estão atribuídas!

Temo que esta fixação do Governo pela simplicidade administrativa ainda leve Jesus e Maria ao desemprego! E com a idade que têm... não vão conseguir arranjar nada! Vão ter de esperar pela reforma, que para as entidades divinas só chega aos 3500 anos!! O que vale é que vivem com Deus e é ele que paga as contas, senão ainda éramos capazes de nos cruzar com Jesus a fritar batatas no McDonald's ou Nossa Senhora a fazer turnos numa caixa do Pingo Doce!