quinta-feira, dezembro 09, 2004

Banco (not!) Best

Existirá banco mais ridículo que o Banco Best? Nunca tive nada contra o banco...até hoje!
Abri lá conta há uns tempos, basicamente obrigado, porque recebo pagamentos por serviços prestados a uma associação através desse banco, resultado de um protocolo entre as duas entidades. Eu tinha um banco...mas eles acharam que abrir uma conta no Best era melhor. Agora vejam lá se não tenho razão:

- a password de acesso tem obrigatoriamente de ser composta por 6 dígitos. Não 5, não 7 ... 6! Sim...e dígitos. Letras é proibido. Apesar disso, como podem ver pela foto, quando vamos digitar a nossa password, aparece um enorme teclado virtual, com todas as teclas e mais algumas! Até a "," e o "~". Ainda melhor: quando o teclado aparece, tapa o sítio onde estamos a escrever a password (dá cá um jeito!). E mesmo apesar de só deixarem escrever 6 dígitos, recebi o seguinte aviso quando, no outro dia, me enganei no código:

(27582) Ocorreu um erro durante o login. Por favor volte a preencher os campos de código de utilizador e password de acesso e tenha em atenção que o campo password é case sensitive ( faz distinção entre letras maiúsculas e minúscula).

Ainda bem que eles avisam que é case sensitive. Às vezes podia enganar-me e digitar um 2 maiúsculo!! Aproveito para dizer que o código de utilizador (vulgo login) também é só composto por dígitos.



- mais ridículo ainda: não conseguia fazer uma transferência de uma mísera quantia para outra conta. Aparecia sempre um erro a dizer que a sessão tinha expirado (apesar de ter acabado de me logar). Depois de muito insistir e o erro não desarmar...liguei para o apoio (?) a clientes. Aqui começa o melhor...
Começam por perguntar-me o código de utilizador (é normal) e...a password de acesso (!!!). Será real?! O pior é que eu...apanhado de frente por este autocarro...fiquei a pensar uns segundos, para me recompor, mas acabei por dar o código! Depois fiquei a pensar se o gajo era mesmo funcionário do BEST ou se me ia desligar o telefone e dizer: "Vou fazer as transferências todas por ti". Enfim...apesar de haver um outro código (o de negociação) que me foi enviado para casa e sem o qual não se podem fazer movimentos, achei um abuso pedirem uma password que dá acesso a dados pessoais e de conta através de um meio tão seguro como...o telefone!! Eu sei lá quem está do outro lado!

Mas não fica por aqui! Como não viam nenhuma anomalia na minha área de cliente, tentaram sugerir possíveis soluções. Como por exemplo, fazer logout e voltar a fazer login (como se já não tivesse feito isso). Perguntaram-me se tinha escrito exactamente "www.bancobest.pt" na barra de endereços do browser. Disse que escrevi apenas "best.pt". Responderam que isso às vezes e tal...mas aquilo (surpresa!) faz o redireccionamento sozinho! Se escrever "www.best.pt", os servidores do banco redireccionam para "www.bancobest.pt". Assim como se escreverem "www.tvi.pt", são mandados para "www.tvi.iol.pt" (depois de verem a apresentação dos Morangos com Açúcar". Podem experimentar! Mas, claro, podia ser disso! Ou até podia ser de ter o quarto com pouca luz na altura...

Depois de não ter solução para o meu problema, o moço disse que podia fazer a tranferência ali mesmo por telefone. Fixe! Vamos a isso! Diz-me ele: "O tarifário para este tipo de serviços através do telefone é diferente do praticado através da internet"! Calculei que fosse mais caro! "Quanto é exactamente", perguntei. A reposta foi: "2,10?" (quando através do site são 0,50?). Perguntei se era a sério ou se era a brincar!!! Ele disse que era mesmo a sério! Mesmo quando o serviço que eles deviam prestar no site não me está acessível!!

Resumindo: ou não mexo no dinheiro (e compreendo que eles prefiram que eu o deixe quieto no banco deles) ou pago mais 300 paus para eles me fazerem o jeito pelo telefone! Caros amigos, PUTA QUE OS PARIU!! Agradeci e desliguei. Ele prometeu que ia reportar o problema ao Departamento de Informática.

O que me vale é que eu trabalho no ramo (da informática, não na banca)! ;) Vai daí, pensei: "Eu gosto muito do meu browser Firefox (irmão mais novo do Mozilla, primo do Netscape), mas deixa lá experimentar com o famoso Internet Explorer". Foi sem surpresa que verifiquei que conseguia fazer a transferência.

Agora pergunto: como é que um banco que apenas existe na Internet (não tem balcões) não suporta bem todos os browsers? Lá porque a maioria das pessoas usa o Internet Explorer...
Lá porque quase toda a gente come carne e peixe, continuam a haver vegetarianos. Não terão eles direito a ter uma conta no banco também?!

Bom...já chega por hoje. Para outro dia deixo as minhas histórias com o apoio (?!??!?!) a clientes de netcabo (a internet que vai à frente...não sei bem de quê).

P.S.: pelo sim, pelo não, mudei a password de acesso ;)

P.S.(2): se estiverem curiosos...experimentem o Firefox. Tem umas vantagens, apesar de às vezes ser esquecido por quem faz os sites. Deixo-vos o link!

Get Firefox!