segunda-feira, julho 04, 2005

Zé Cabra de Rans

Depois do êxito nacional que representou Zé Cabra, eis que em Portugal renasce um talento capaz de ombrear com aquele cantor. Formado nas melhores escolas de Rans, surge o próximo grande one-man show português: Tino de Rans, o calceteiro!

Não tive oportunidade de o ver no Herman SIC, há momentos, mas pela descrição que me fizeram aquele pode bem ter sido um dos momentos mais bonitos da TV nacional dos últimos tempos. Parece que cantava (?) enquanto atrás dele dançava Leonor Sousa, ex-stripper e ex-colega de residência do calceteiro no Quintal dos Ranhosos. Quando o vi a abandonar a Quinta, em 3º lugar, vi logo todo o seu potencial enquanto one-man show. Toda a alegria contagiante, o amor pelo público, a frontalidade, o à-vontade com as câmaras, a fluidez do discurso...

Por isso preparem-se para cantarolar o êxito mais que provável do próximo Verão. Cantem comigo:
Pão, pão, pão...com manteiga é bom (lê-se "bão")
Pão, pão, pão...com fiambre ainda é melhor

Genial...toda a riqueza onomatopaica dos termos seleccionados para a composição da melodia! A versatilidade da Língua Portuguesa bem patente na possibilidade da mesma palavra se poder pronunciar de modos diferentes conforme a região do país! A referência quase bucólica ao pão, à manteiga e ao fiambre, alimentos do dia a dia que nos dão força para enfrentar as dificuldades quotidianas... Enfim... este senhor pode muito bem ser o futuro da nossa poesia e do nacional cançonetismo!