sexta-feira, maio 26, 2006

Comentários radiofónicos

Ouvir os debates mensais do Parlamento pela rádio supera em tudo o televisionamento dos mesmos. Em primeiro lugar, não temos de ver os deputados, o que, parecendo que não, é um grande alívio. Em segundo, podemos ser surpreendidos pelas descrições cénicas da comentadora destacada pela rádio.
No meu caso, quero agradecer à senhora jornalista da Antena 1 no local, pelos apontamentos descritivos com que nos brindou esta manhã. Eram singelos, mas plenos de conteúdo e enriquecedores.
No meio das palavras vãs de deputados, membros do Governo e Presidente da Assembleia, lá vinha uma voz feminina, mas séria, com uma complementar achega: "José Sócrates toma notas", "Paulo Portas bate na bancada", "Mário Lino não está presente", "Nuno Melo mostra um dicionário...parece novo; não me parece que tenha sido muito usado".
O debate em si possui já alguns apontamentos de humor, proporcionados (às vezes inconscientemente) pelos deputados. Mas os salpicos de comentários, proporcionados pela radialista, no momento certo, tentando criar a imagem certa na mente do ouvinte...não tem preço!