sexta-feira, maio 12, 2006

Pirilampo enganador

Dei de caras com o Pirilampo Mágico numa estação de Metro! A versão 2006 veste de vermelho escuro, com uns laivos de dourado a polvilhar-lhe o pêlo. Que bonito!! Mas nem pintado de oiro, o Pirilampo Mágico consegue livrar-se da minha ira e desilusão!!

Desde petiz que a minha mãe me compra o Pirilampo. Tenho uma colecção razoável, desde os idos anos 90 do século passado. Mas, de ano para ano, o entusiasmo ia-se desvanecendo: o raio Pirilampo não era mágico coisa nenhuma!!!
É complicado gerir estes sentimentos numa criança! Afinal o que há de mágico no Pirilampo?! É aquele pontinho fluorescente, no topo do corninho, que brilha no escuro?? São os olhos que se mexem?? É a fita branca?? São os pés que o colam ao mais diverso tipo de superfícies?!
É que quando me davam o Pirilampo para as mãos, eu ficava a olhar para ele, à espera que ele fizesse uma magia qualquer. Qualquer coisinha que fosse: o truque da carica, um truque de cartas!! Sim, já nem o esperava ver a fazer aparecer coelhos ou pombas!!

Das primeiras vezes a minha mãe dizia que «esse pode estar estragado». Depois veio a conversa do «com 20 anos, achas mesmo que ainda tens idade para acreditar que essa porcaria é mágica?». Foi aí que eu chorei! Chorei baixinho como um rato! O meu pai ainda me esbofeteou, por não aceitar que uma criança de 20 anos chorasse por um boneco de peluche com um pontinho no corninho que brilhava no escuro!!
E foi aí que deixei de acreditar no Pirilampo Mágico. Hoje, quando me cruzo com ele, sinto revolta, por ver que até a Antena 1, que tenho em alta consideração e estima, apoia um objecto que traumatiza crianças por esse país fora!!

Já me tentaram convencer que o pequeno monstro ajuda os deficientes da Fenacerci ou da Cercica, ou lá o que é... mas também não estou a ver como é que isso é possível!! Mais tarde ou mais cedo, os retardados também vão descobrir que aquilo não é mágico! E aí, meus amigos, aí eu quero ver quem é que controla a fúria de milhares de portadores de trissomia 21 que irão invadir as instalações da Fenacerci a exigir explicações!!!