sexta-feira, julho 21, 2006

As coisas que me passam pela cabeça

No outro dia estava a preparar-me para atravessar uma estrada a pé. A estrada Marginal, que liga Cascais a Lisboa, na zona da praia de Carcavelos. Há um semáforo para peões que, a pedido, faz parar os carros para as pessoas atravessarem em segurança.
O sinal estava vermelho (ou seria encarnado?) para os peões e passavam carros a toda a velocidade. Aguardei que o sinal mudasse para poder passar. Nisto, começo a ouvir um piii, piii, piii, daqueles que se ouve para alertar os invisuais que o semáforo dos peões passou a verde. Mas, para grande surpresa minha, o sinal ainda estava vermelho! Reparei então que, do outro lado da estrada, estava um camião a fazer marcha-atrás e era dele que vinha o apito!

Na minha mente passou a correr a seguinte imagem:
cego à beira do passeio, bengala na mão, espera por um sinal sonoro que lhe indique que é segura a travessia das vias de tráfego. De repente, o sinal sonoro aguardado começa a soar: piii, piii, piii, piii (não o do semáforo, mas o do camião em marcha-atrás). O invisual inicia a travessia. PAAAAAAMMMM!!! Invisual colhido por uma viatura motorizada e projectado a 30m de distância!! Condutor atropelador, depois de imobilizar com dificuldade o seu veículo, sai do carro e grita: «Eh pá, mas tu tás parvo?! És cego ou quê?!?».