sexta-feira, setembro 29, 2006

Postais

Mas quem raio é que tira fotos para os postais ilustrados? Aqueles que têm fotos com belas paisagens, agradáveis à vista, que dá vontade de estar ou voltar lá.
Hão-de reparar que há um denominador comum em todos esses postais com paisagens de cidades, ilhas, zonas, regiões, países... Em todos esses postais nunca está de chuva! É incrível! Está sempre uma luz soalheira, agradável e quente. Nunca se vê um céu pouco nublado, um nevoeirozito, uma bruma, ou coisa que o valha.
C'o a breca! Estive na Holanda uma semana e só vi sol dois dias. Querem-me convencer que as paisagens são mesmo como estão nas fotografias?! Só o tal fotógrafo não tinha mais trabalho nenhum para fazer e dava-se ao luxo de acordar de manhã, olhar pela janela e dizer «Naahh! Isto hoje está mau dia outra vez. Bom...vou voltar prá caminha. Amanhã é outro dia!».
Por isso vamos lá a ser honestos e fazer os postais como deve ser! Se o postal é da Holanda ponham lá um ou outro com chuva torrencial ou céu muito nublado com poucas abertas. Ou então ponham uma nota, com letras legíveis a dizer «Esta paisagem é meramente indicativa e foi fotografada em condições extremamente particulares. Para a encontrar ao vivo, por favor visite o país durante as vagas de calor de Julho».