sexta-feira, setembro 08, 2006

Eis aquela de quem se fala!

Muito se tem falado neste país em cabalas! A primeira bez que me lembro de oubir falar em "cabala" foi no tempo do Bale e Azebedo. Mas depois seguiu por aí fora: Ferro Rodrigues foi bítima de uma cabala, Carlos Cruz foi bítima de uma cabala, o próprio Bibi dizia ser bítima de uma cabala, Balentim Loureiro foi bítima de uma cabala, Luís Filipe Bieira está neste momento a ser albo de uma cabala e, como não podia deixar de ser, o Gil Bicente também está a ser bítima de uma cabala para acabar com o clube.

Pois bem: toda a gente fala nela, mas penso que a imprensa nunca deu a debida atenção a este assunto e nunca inbestigou a fundo o que será a tal "cabala"!

Após árdua inbestigação, eis que me deparei com a própria, a única, a tão falada, a suspeita do costume. Senhoras e senhores... conbosco... a cabala:

Designação comum dos peixes teleósteos perciformes da família dos escombrídeos, do género Scomberomorus. Geralmente são peixes pelágicos e migratórios, que possuem corpo alongado, pouco comprimido, cabeça afilada e focinho pontiagudo.