segunda-feira, dezembro 20, 2004

Ui ui ... as finanças!

Hoje tive o meu primeiro encontro imediato com uma repartição de finanças. Já tinha ouvido muitas lendas de pessoas que lá entram e nunca mais saem! Mas felizmente, até à data, nunca tinha precisado de lá ir. Hoje foi o dia!

Entrei às 11h30 e tirei uma senha, com o número 74. Como não vi muita gente à espera, pensava que aquilo passava rápido. Depois ouvi alguém comentar que o número que estava a ser atendido era o número...28!!! O mesmo senhor disse que tinha chegado às 9h30 e era o número 35!
Comecei a pensar que era melhor ir almoçar (e quem sabe lanchar) e muita gente ia começando a abandonar o posto.

Voltei às 14h. O nº74 já tinha passado ... ia no 85! Logo, tinha de tirar uma senha nova. Vá lá...era só a senha nº1. Não estive lá muito tempo, porque felizmente havia números que não tinham dono!!

Aquela repartição nem sequer tinha um mostrador electrónico com o número em que ia, ou um altifalante como nos consultórios (sim, porque a sala de espera era diferente da sala de atendimento). Resultado: as pessoas mais perto da porta da sala de atendimento é que faziam a chamada!!

Lá entrei, preenchi um impresso para pedir a certidão que lá me levou, o senhor levantou-se para ir tirar uma fotocópia, voltou, preencheu um recibo e disse para ir pagar à tesouraria. Quando me dirigia para a tesouraria, olhei para o recibo e reparei que me tinham cobrado, nada mais, nada menos, do que 0,45? por uma fotocópia!!!! 0,45?!!! Numa repartição pública?? Eu na faculdade pagava-as a 0.05?, mas pronto... sei que "lá fora" é mais caro, mas ... 90 paus?!?! Dasssssssssssssssssss. Bom...deve ser pra pagar a mão de obra ao senhor que teve de elevar o cú da cadeira!!

Já agora podiam cobrar também por lhes ter gasto o papel das senhas!