Os políticos falam...
Comecei a perguntar-me a mim mesmo: com eleições para breve porque é que os políticos não falam das ideias que têm para o país?Já reparei que alguns partidos já têm um programa eleitoral e tudo, mas tudo o que se ouve falar é das picardias PS-PSD, PSD-PP e BE-PP. Um diz que o outro é isto e não quer aquilo porque é assim e assado. "Ah e tal, o gajo é neo-fascista de esquerda e o outro foge aos debates e tal".
Resultado ao intervalo:
- temos um primeiro-ministro com amnésia que só se lembra das coisas boas que fez. Essas coisas boas que fez foram feitas nas últimas semanas: inaugurações catitas, TGV's, obras e outras propostas que nem sequer chegam ao papel, porque o Governo é de gestão. Mas se falarem nas coisas e elas aparecerem na TV...então é como se já estivessem feitas.
- temos também um potencial primeiro-ministro que pede maioria absoluta, mas evita confrontar-se com o adversário mais directo, porque deste modo estaria a dar-lhe tempo de antena. Fala muito das mesmas ideias e manda umas palavras bonitas para o ar, do tipo "Vou restaurar 15 mil postos de trabalho", mas ninguém faz ideia de como é que ele está a pensar fazê-lo.
- temos um santo a morar no Forte de S.Julião, que só faz coisas boas e é muito amigo dos portugueses. Também inaugura obras, porque ainda é ministro e não responde aos ataques dos parceiros de coligação. Diz que votar nele é útil. Chamem-no parvo! Claro que é útil! É útil para sentar mais uns amigos no Parlamento! Perguntem a um coxo se uma bengala não é útil!!
- temos um comuna que anda muito discreto...mas desde que mantenha os seus assentos...fica contente.
- temos um bloquista que se tem saído bem, mas teve uma saída menos feliz no debate com o S.Paulo.
Balanço ao intervalo:
com umas eleições à porta, talvez as eleições mais importantes dos últimos 20 anos, e nas notícias só se fala do que o Pedro disse do Zé e o que o Paulo respondeu ao Luís Filipe e o que o Chico queria insinuar quando apontou o dedo ao Paulo.
A culpa também é dos políticos que falam, falam, falam...mas já é altura dos directores de informação das estações de televisão e os directores das redacções dos jornais mostrarem as partes dos jantares comícios em que os políticos falam de política, de ideias, de propostas, de soluções! Eu não posso acreditar que eles discursem nesses jantares e não falem dois minutos que seja das medidas que pensam tomar para tirar o país da lama!!
É pena é que as televisões só mostrem a parte em que eles dissem que "Ah e tal, o outro abanou-me a casa e apedrejou-me e o outro não fez nada em quatro meses e nós não nos esquecemos e tal."
E depois há esta confusão toda a discutir em qual das televisões é que se faz o debate!! Receio que os debates vão ser um concurso de palavras vãs e trocas de insultos!
Vêm-me à memória os sketchs do Gato Fedorento: "Não vá por aí, sô tor", "Ó sôtor, sôtooooor".
Vamos ver como termina o jogo!