domingo, março 13, 2005

Inferno no Metro

Amanhã é 2ª feira. Para mim, é dia de voltar a andar de metropolitano em Lisboa. Quem não tem andado de metro, não vai perceber a minha angústia. Mas quem anda, sabe o inferno em que se transformou uma simples viagem de metro!!
Para quem não sabe, desde o Euro2004 que montaram nas estações de metro umas telas brancas, com projectores de vídeo. A MCOTV (Media Capital Outdoor TV) é a responsável pelos conteúdos da projecção. Aquilo ao início era engraçado: um conceito diferente, que entretinha as pessoas e as tentava fazer esquecer a monotonia das suas rotinas. Normalmente, os utentes são brindados com flashes noticiosos, o tempo, informações várias e... muita publicidade!

Ora...é normalíssimo que se aproveite tão belo meio para difundir marcas e produtos. E ainda por cima possui a dinâmica da imagem e do som! O que me incomoda é o mercado desregrado da publicidade!! Quem paga mais tem direito a mais publicidade! E isso está mal!! MUITO MAL!! (é nesta parte do post que começo a ficar alterado...com os olhos arremelgados e o suor a cair-me pela testa abaixo e a escrever freneticamente!!)
Principalmente para quem entra no Cais do Sodré, tem de mudar na Baixa-Chiado e novamente no Marquês de Pombal, de 2ª a 6ª, duas vezes por dia!! Há umas semanas era o Very Best dos Simply Red!! Já sabia de cor o nome dos melhores sucessos da banda e passava o dia, inconscientemente, a trauteá-las e a assobiá-las!! And IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...would've fall from the stars!! I'd give it all up to you...Yes, I...would give it all up to you!! If you don't know meeee by nooooooow!!! Ainda hoje estas frases me ecoam melodicamente nas traseiras do meu cérebro!! De dois em dois minutos, lá vinha Simply Red!!

Quando finalmente acabaram com esta publicidade que me massacrava a cada estação em que parava (sim, porque o sistema sonoro interno do metro faz-se ouvir dentro das carruagens, mesmo quando não vemos as imagens), eis que os meus dias ficam ainda mais insuportáveis!!
Quem já viu o novo anúncio da Moviflor?! Pois é!! Agora imaginem ouvir aquilo a toda a hora, a todo o momento, naqueles 20 minutos que eu passo debaixo de terra em Lisboa!! Mais valia que me enterrassem mesmo debaixo de terra!! É um suplício!! Preços baixos é na Moviflor, é na Moviflor, é na Movi-Moviflor!! Isto com a música dos O-zone por baixo e uns gajos mal vestidos a atirar confetis numa pista de dança!!

A sequência é simples: o tempo, anúncio da Moviflor, anúncio da Superbock Green, anúncio da Moviflor, revista Caras e o seu faqueiro, anúncio da Moviflor, flash noticioso, anúncio da Moviflor, informação financeira, anúncio da Moviflor!!!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!

Já não sei quanto tempo mais aguento isto!!! Quais bombas nos comboios quais quê?!!! Isto é que traumatiza as pessoas e as faz não querer entrar mais numa carruagem de metro!! Isto é o que se pode chamar de terrorismo social urbanizado! Devia haver uma entidade idónea responsável pela regulamentação deste meio de publicidade no Metro de Lisboa!! Não medem a qualidade do ar?! Não fazem medições dos decibéis em hora de ponta?! Não fazem estudos sobre os preços e a qualidade de vida nos grandes centros urbanos?!
E nós?! Reles utilizadores do metro?! Quem é que zela por nós e pela nossa saúde mental?!!