quinta-feira, março 10, 2005

Próximas medidas do Governo

No seguimento da passagem dos monovolumes para Classe 1, eis que surgem outras medidas baseadas na mesma filosofia:

- quem tiver filhos a estudar, vai poder deduzir 75% no IRS, até um valor máximo de 10.000 euros anuais. A medida aplica-se a todos os contribuintes com filhos a estudar em colégios particulares. Os estudantes do ensino básico e secundário público, passarão a pagar uma propina anual simbólica de 650 euros...como forma de compensar o benefício.

- todas as despesas de saúde (tratamentos, medicamentos, etc.) passarão a ser gratuitos para os reformados do país. No entanto, a medida só se aplica caso o reformado resida num raio de 100 metros de um centro de saúde ou hospital. Os reformados que residam noutras zonas terão de pagar taxas moderadoras de 50? de cada vez que forem ao Centro de Saúde...para compensar!

- o crédito habitação passará de novo a possuir uma bonificação para jovens com menos de 30 anos. A bonificação consistirá na total isenção de taxa de juros. A medida entrará em vigor em Maio e afectará os jovens que possuam todos os números da revista Gina e um exemplar autografado da autobiografia de Cavaco Silva. Os outros "jovens" com mais de 30 anos verão os juros aumentados em 25% para compensar!

- fim do Imposto Automóvel, uma medida que visa incentivar a renovação do parque automóvel nacional. Apenas se verifica se os automobilistas provarem possuir um colete reflector, um macaco, uma cruzeta, dois triângulos, uma casa no Algarve, um iate na marina de Monte Carlo e uma conta bancária nas Ilhas Caimão com saldo igual ou superior a 1.000.000 euros. Os outros automobilistas verão o seguro dos seus carros ser aumentado em 30% para compensar!!