quinta-feira, junho 23, 2005

Dar sangue devia trazer (mais) vantagens

Ontem fiz uma visita ao Hospital Distrital de Cascais (nunca percebi o distrital...felizmente há mais no distrito). A minha irmã, pessoa bem informada, lembrou-se: "Olha lá, tu não tens cartão de dador de sangue?"
Segundo as leis, o portador de cartão de dador tem algumas regalias: pode efectuar visitas fora de horas em hospitais, está isento de taxas moderadoras nos hospitais, entre outras pequenas regalias. Com realmente tinha o dito cartão, não paguei a taxa moderadora. Um mísero punhado de euros...
Fiquei a pensar: se realmente querem que as pessoas dêem sangue, se calhar era boa ideia dar outros incentivos...que realmente motivasse as pessoas. À semelhança do novo cartão de sócio do Benfica. Bastava que o cartão de dador de sangue desse desconto de 3 cêntimos nas gasolineiras, ou 10% de desconto no Continente ou assim...era ver filas de pessoas a dar sangue!
Com esta história da isenção das taxas moderadoras dá-se com uma mão...e depois não de pode coçar o rabo porque ela está ocupada a dar qualquer coisa. Isto é, com essa regalia de não se pagar a taxa está-se a incentivar as pessoas a dar sangue, mas está-se também a prejudicar o estado e o Sistema Nacional de Saúde.

Ou há incentivos a sério ou então não esperem que toda a gente se deixe seduzir apenas pelo bem estar moral e pela isenção das taxas moderadoras. Eu fiquei convencido apenas com o bem estar moral e com a sensação de poder estar a salvar alguém...mas infelizmente neste país a maior parte da população só mexe o rabo para o coçar nas paredes...