Um contra ele próprio
Nos últimos dias tenho visto o "Um Contra Todos", na RTP. Sempre gostei desses concurso de cultura geral e um dia ainda lá apareço a fazer má figura!Mas que raio de bruxedo haverá naquele programa que as pessoas quando vêm da bancada para a cadeira passam, quase instantaneamente, de quase génios a quase ignorantes?!
Ontem, sobrava apenas um homem na bancada, mano-a-mano com uma bela moça (Deolinda de sua graça). Ele era o nº 40. Respondia a tudo nos 6 segundos de que dispunha...e bem! A concorrente acertava e o nº 40 não se ficava atrás! Começava-se a criar à sua volta uma imagem de que podia ser ele "O Escolhido", aquele que ia trazer o equilíbro à Sabedoria!!
A moça lá se enganou numa resposta, ele acertou e ficou-lhe com a cadeira!
Pouco tempo depois de se sentar começa a dar-se a metamorfose: assim que se apanha com trunfos que permitem comprar as respostas, não se faz rogado!
Vejamos duas das perguntas cujas respostas ele comprou.
A quem dedicou Luís de Camões os "Lusíadas"?
A - D. Sebastião
B - D. João III
C - D.Manuel I
Qual a grafia correcta?
A - Ascensão
B - Ascenssão
C - Asçenção
Na primeira ele estava inclinado para a C, mas não fazia grande ideia da resposta. Na segunda ele ainda queria arriscar na hipótese B!!! Mas lá comprou... ou como dizia o Malato: "gastou dinheiro".