segunda-feira, junho 05, 2006

Idignação

Ontem, à chegada da selecção nacional de futebol à Alemanha, a equipa das quinas foi banhada por uma multidão de emigrantes. Milhares e milhares de portugueses, residentes naquele país, quiseram mostrar aos jogadores que estão com eles e que, apesar de longe de Portugal, a "equipa de todos nós" poderá sentir-se em casa.
Isto todas as televisões mostraram!
O que nem todas mostraram (e graças a Deus temos a TVI para nos fazer ver estas coisas) foi a indignação e a revolta de uns quantos milhares de emigrantes que esperaram horas ao frio para ver a Selecção chegar e depois não os deixaram assistir ao primeiro treino.
Até houve um filho de uma senhora que foi comprar, de propósito, uma camisola de Portugal e depois não o deixaram entrar para ver o treino!! Não se admite! Dizia uma senhora também: «Quando os jogadores sairam do autocarro, não houve nem um aceno com a mão, um sorriso, um olhar...nada».
É realmente vergonhoso que a Selecção tenha ido para a Alemanha só para jogar à bola e treinar! Com tantas estrelas, bastava-lhes ir lá só dar autógrafos aos emigrantes! Como já toda a gente começa a ter a certeza que Portugal vai ser campeão, nem precisavam jogar! Era só acenar à multidão e dar autógrafos...e eram tratados como campeões!!

Aliás, tenho uma proposta para rentabilizar os "anos mortos": se nos próximos anos a Selecção falhar algum apuramento para fases finais de Europeus ou Mundiais, convocam-se à mesma os jogadores, metem-se num autocarro a caminho do país organizador e vão para a porta dos estádios dar autógrafos. Depois seguia-se um treino ligeiro, sem bola, só corrida. Haveria couratos, sardinhas e sandes de torresmos com Sagres pra todos!! E já ninguém se importava sequer que a Selecção não tivesse sido apurada, porque todo o mundo estaria a ver os jogadores a correr e a acenar e a olhar com ternura para o filho da senhora que foi comprar a camisola de propósito!