quinta-feira, janeiro 27, 2005

Paineleiras

Fiquei boquiaberto quando hoje de manhã, num zapping matinal, parei na TVI, no programa do Goucha. Anunciaram que, de seguida, ia dar início à rúbrica "As conversas de quintal". A boca abriu-se quando percebi em que é que consistia:

três ou quatro senhoras, nos seus cinquentas, comentam notícias. Um pouco como um painel de comentadores de futebol.

Isto dito assim até parece uma coisa mais ou menos séria. Mas vejamos as notícias discutidas e as respectivas fontes:

Notícia 1 - 24 Horas: Frota foge para o carnaval do Brasil e deixa Ana Afonso lavada em lágrimas no aeroporto.

Notícia 2 - 24 Horas: Paula Coelho abraça Monte Real num evento qualquer e diz para as pessoas não pensarem que há segundas intenções naquele abraço.

Notícia 3 - TV 7 Dias: Gonçalo Santana Lopes (filho do 1º Ministro) apareceu com uma camisa com motivos chineses, com uns punhos muito grandes e a camisa era feia.

Notícia 4 - TV 7 Dias: Odete Santos é fotografada no programa Sic 10 Horas numa posição muito relaxada, sentada numa cadeira.

Notícia 5 - TV 7 Dias: Paula Bobone usou um fio com um cifrão prateado que não combinava com os brincos.

Mas impressionante era a altivez com que as senhoras atiravam farpas e falavam das pessoas como se fossem juizes. Era de uma ridicularidade que metia dó! Faziam suposições insultuosas e diziam o que lhes ia na cabeça de um modo quase alarve. Só lhes faltava estarem com um prato de frango assado à frente, a comer à bruta com as mãos, com uma pinga de gordura a escorrer pelo queixo e a limparem a boca às costas das mãos enquanto teciam os seus comentários. Bem ao nível do que a TVI já nos habituou.

Triste, triste é saber que neste país há gente que se presta a estas coisas e gente que em casa vê, gosta e aplaude. Quando o jornal mais vendido é o 24 Horas e o telejornal mais popular é apresentado por uma ex-cantora na TVI, vemos bem porque raio este país está como está. Bem cá em baixo.