segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Portugal no People & Arts

Para quem tem televisão por cabo é capaz de conhecer o People & Arts. É um canal engraçado com alguns documentários e uns programas em remodelam casas e jardins quando os donos estão fora. Também costumam mostrar spas e alguns destinos paradisíacos.

Ora, qual não é a minha surpresa quando hoje de manhã passo no canal e vejo uma senhora com uma capa rosa e amarela a tourear um pequeno bezerro. Nada de mais...até começar a vislumbrar traços de familiaridade: a palavra "Bilheteira", um cartaz de uma corrida de touros com o Ribeiro Telles e o Bastinhas e um campino ribatejano.
Porra...isto é cá!! E era mesmo! Depois de assistir a uma corrida de touros em Santarém, a senhora seguiu para Fátima. Comentário dela: pensava que o ambiente seria mais calmo e religioso, mas isto é só lojas de tudo e mais alguma coisa...é um autêntico turismo religioso...faz lembrar o DisneyWorld.

Depois a senhora voltou a Lisboa, em plenos Santos Populares. Ficou surpreendida quando viu missa num ecrã gigante na rua. Mas explicou que eram 10 casais que se iam casar ao mesmo tempo, em directo na TV, abençoados pelo patrono da cidade: S. António. Lá estava a Júlia Pinheiro a apresentar o casamento e as cameras a seguir os noivos e tudo!
Depois de provar os pastéis de Belém e tentar sacar a receita, foi ouvir fado. Disse que o fado fazia lembrar os blues. Não sei bem como, mas pronto.

Depois seguiu para o Algarve, passando pela capela dos ossos em Évora. Do Algarve salientou, claro, as praias. Apelidou-o de Riviera portuguesa. Afinal não sou só eu que uso essa expressão... Ela havia era de passar também em Saint Tropez de Portugal (São Torpes, perto de Sines).
Disse que arranjou um quarto numa casa particular por 20 dólares (!!) e que o custo de vida era barato (!!). Para ela deve ser...

Por fim foi para os Açores ver golfinhos e baleias e o Peter Cafe Sport. Para quem não sabe (eu não sabia) o Peter's funciona como posto de correios para os iates que por ali atracam. Família e amigos enviam para ali correspondência quando sabem que os destinatários passam pela Horta.
E não há dúvida que os Açores são uma coisa linda! É pena não serem aqui mais perto! Fiquei a roer-me todo a pensar que este fim-de-semana podia ter estado em S.Miguel, se não fosse um compromisso inadiável!!

Enfim...o portuga fica sempre entusiasmado quando vê falarem do seu país no estrangeiro. Sobretudo quando só dizem maravilhas! Temos de facto um país bonito! O que o estraga são os governantes...