domingo, novembro 13, 2005

Bananas!


Já todos vimos, alguns de nós certamente revoltados, as imagens de destruição em várias cidades francesas. Carros incendiados, montras partidas e polícias! Sim, vêem-se muitos polícias, com viseiras e caneleiras e escudos e tal... Ah, valentes!
Mas impõe-se aqui fazer o seguinte apontamento de pirraça: "Fdx! Mas que polícias mais bananas aqueles franceses!! Uns autênticos meninos de coro!"
Um dos países mais ricos da união europeia e muito desenvolvido e não sei mais quê... cidades capitais da luz e do romantismo, mas quando toca a molhar a sopa... ali ficam... passeiam muito com os escudos e com as viseiras... e não passam daquilo.
Onde é que está a marcha dos polícias enquanto batem com os bastões no escudo, para fazer um barulho ribombante como os trovões, para intimidar o inimigo? Onde é que está o gajo que grita "À CARGA!!" e que faz todos começar a correr que nem loucos com os bastões no ar? Onde é que estão os desordeiros rodeados por 7 bófias, com a cara no chão e o joelho no pescoço, enquanto o pontapeiam para o algemar? Onde é que estão os tiros para o ar com balas de borracha que acabam sempre por deixar um ou outro jovem paralítico (não se sabe bem como)?
Ah...as saudades que eu tenho de uma bela carga policial à portuguesa! Uma boa carga contra bloqueadores de pontes e cortadores de estradas e linhas do comboio! Isto os tempos já não são como os de outrora!
Mas ainda estou à espera que o Jacques Chirac faça um telefonema ao Sócrates a pedir um destacamento da Divisão de Choque da PSP e outro de valentes soldados da GNR. Quais escudos, quais viseiras!! Bastava aterrarem em Paris com um bastão na mão e era soltá-los que nem cães numa caçada à raposa!!! Em dois dias tinham a situação dominada!