quarta-feira, novembro 23, 2005

Dr. Esmegma da Silva elucida...

«Exmo. Sr. Prof. Dr. Esmegma,
Por indicação do meu médico otorrinolaringologista, realizei uma TAC aos seios perinasais (só sei que é algures na cabeça) e o resultado desse exame segue em anexo. O que me pode dizer da observação do mesmo? Será grave? Poderei estar grávido?»

ANEXO:


Prof.Dr.Esmegma da Silva:
"Da observação da sua Tomografia Axial Computarizada, vulgarmente designada por TAC, posso redigir-lhe com brio e isenção o seguinte relatório médico-otorrínico:
Cortes coronais e axiais de 3 e 5 mm de colimação em algoritmo ósseo e de partes moles, respectivamente. Não se detectam sinais de polipose naso-etmoidal actualmente, observando-se discreta hipertrofia mucosa dos cornetos esquerdos, não obliterativa.
Pequena crista condro-vomeriana septal não obliterativa.
Sinusite etmoidal anterior crónica, agudizada, identificando-se sinais inflamatórios crónicos nas regiões infundibulo-ostiais, que são constitucionalmente estenóticas, bem como espessamento inflamatório da mucosa do pavimento dos seios maxilares, com lúmen arejado.
Seio esfenoidal livre.
Rinofaringite permeável.
CONCLUSÃO: sinusite etmoido-maxilar crónica com agudização etmoidal anterior, com gestação de feto negativa.

Espero ter logrado o seu completo esclarecimento. Tentei fazer uso de termos o menos técnico-específicos possíveis, no sentido de não suscitar interpretações dúbias por parte de entidades menos habilitadas. Caso algum leitor o consiga fazer de modo mais preciso, recorrendo a termos mais técnico-científicos, agradeço a colaboração.
"