Problemática dos elevadores
Há coisas que deviam ser leccionadas logo no 1º ciclo do ensino básico...e não é o Inglês! São coisas realmente úteis para a formação cívica dos alunos, que os ajudará a subir na vida! Ou a descer também!Falo de Conceitos Avançados de Elevadores, um tema que deveria ser obrigatório em todos os estabalecimentos de ensino, sem a menor dúvida! Sim, porque há na população semi-analfabeta deste país, a noção de que o elevador chega mais rápido se carregarmos em todos os botões que houver para chamar o elevador! Quando há só um...é trivial! Carrega-se e espera-se que ele chegue! Isto acontece normalmente nos andares extremos, isto é, o andar mais acima e o andar mais abaixo!
Agora, quando temos dois botões, um com uma seta para cima e outro com uma seta para baixo...ui ui ui, ó Sr. Rui!!
Mas não deixa de ser também trivial: queremos ir para baixo? Então carregamos na seta para baixo! Queremos ir para cima? Então carregamos no botão para cima! E penso que cobri aqui todos os casos possíveis.
Ou talvez não!! Imaginem que eu quero descer e carreguei na seta para baixo, mas a seguir vem alguém que quer subir e carrega na seta para cima!! Quem é que ganha? Quem entra no elevador quando o elevador vier? E para onde é que o elevador vai primeiro? Complicado?! Não! Até aquele macaco que faz a reciclagem aprendia isto: quando o elevador chega, há uma das setas que se apaga, indicando a direcção para onde o elevador se vai deslocar! Ou seja, se a seta que se apaga é a de cima, então eu tenho de esperar que o elevador se vá embora e regresse, porque eu queria ir para baixo!
Complicado é quando se apagam as duas setas ao mesmo tempo!! Nesse caso, uma moeda ao ar ou um Em-cima-do-piano-está-um-copo-com-veneno-quem-bebeu-morreu poderão resolver o assunto! Ou então pode sempre optar-se por ceder o elevador à pessoa que chegou primeiro, mas não é assim tão simples, nem tão pouco justo!! Ou seria?
Vá, agora deixem-se lá de carregar nos dois botões ao mesmo tempo a pensar que o elevador chega mais rápido. Ainda vos acontece quererem descer, carregar nos dois botões, entrar no elevador e começarem a subir! Depois admiram-se e arrependem-se de se terem baldado às aulas em que se falou de Conceitos Avançados de Elevadores!
Bom, penso que isto era assunto para ser leccionado em 2h. O resto do semestre poderia ser dedicado a outras problemáticas de índole cíviva, como por exemplo: "Espirrei para a mão, fiquei com a mesma cheia de gosmas e não tenho lenços. Como proceder?"