segunda-feira, janeiro 30, 2006

A Indústria do Riso Empacotado

Há pouco estava a ver (sem querer, claro) a nova sitcom nacional da SIC, na qual Teresa Guilherme se estreia como actriz de televisão - Sete Vidas... ou coisa que o valha.
Com o andar da carruagem, comecei a aperceber-me de duas coisas:
1º - aquilo tinha tanta piada como um monte de areia no deserto;
2º - os risos que se ouviam amiúde eram daqueles "empacotados".

Ou seja, como calcularam que aquilo não ia fazer rir as pessoas por aí além, toca de comprar um risos "enlatados" para indicar aos tele-espectadores «era aqui que devia ter rido».
E foi aí que me assaltou a questão: de onde vêm aqueles risos? Quem é que os produz? Serão nacionais? O que estavam as pessoas a ver naquele momento para se rirem assim?

Imagino que a Indústria do Riso Empacotado se encontre bem desenvolvida, com várias empresas no ramo. Cada uma delas apregoa que os seus risos são os melhores e os mais sinceros! «Compre o nosso pack "Risos Premium", composto por uma série de gargalhadas honestas e bem dispostas».

Portugal é um país de gente alegre e bem disposta e até acredito que hajam algumas empresas no ramo do riso empacotado, mas tenho impressão que a SIC importou aqueles risos. Aquilo é riso para ser dos Estados Unidos ou mesmo do Brasil! Lá é que é rir!!
Será que se encomenda daquilo no E-bay ou no Amazon? Estava a pensar se calhar comprar umas quantas gargalhadas para mim, se não for muito caro! Vocês sabem, um gajo está no café com os amigos e às vezes gosta de dizer umas graçolas... é simpático quando alguém se ri! Mas quando ninguém se ri, dava jeito ter uns desses risos de sitcom para nos encher o ego!!

Situação:

Eu: E depois o médico enfiou-me aquilo no nariz, tirou aquela esponja cheia de sangue e disse «Ena pá! Até bocados de cérebro vieram aqui agarrados». Ah ah ... ah ...
Pessoal: (Silêncio e caras sérias. Um elemento do grupo levanta-se para ir regorgitar ao WC.)

Era neste momento que se ouvia a ecoar no café aquela gargalhada reconfortante e salvadora e pode ser que aí, talvez aí, os meus amigos lá esboçassem um sorriso! Ou então não!!