quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Bill Gates, o Belmiro de Azevedo americano

N.R.: o título, per si, contém uma chalaça valente. Para os mais desatentos, é a inversão da piada feita amiúde no Contra-Informação em que apelidam o boneco do Belmiro de Azevedo de "O Bill Gaitas português".

Agora sim...começa o post a sério:
Nunca se ouviu falar tanto de Bill Gates neste país como estes últimos dias! Aposto que 90% da população nem nunca tinha ouvido falar deste senhor, apesar de quase 100% usar, ou ter usado pelo menos uma vez na vida, software da empresa do senhor.
Ele é reuniões com presidentes e futuros presidentes, ele é reuniões com ministros e primeiros-ministros, ele é condecorações...eu sei lá! Até o meu pai, que nem devia saber bem quem era o senhor, me fazia relatórios pormenorizados e entusiastas da vida e carreira do homem!! Coisas que ouvia, claro, na comunicação social!
Eu sabia perfeitamente quem era o senhor e que ele era SÓ o homem mais rico do mundo e que era também um benfeitor! Admiro a sua progressão na vida e a parte em que ele disponibiliza quantias que, para ele, são irrisórias, para ajudar quem precisa!
E quando vi que ele ia ser entrevistado na RTP, decidi ver a dita entrevista. Claro que há prioridades na vida, por isso vi primeiro o episódio diário da série Friends, na :2. Depois, sim, lá vi um pouco da entrevista ao Tio Bill.
Algumas notas soltas (à la Tó Vitorino):
- é impressão minha ou o inglês da Judite de Sousa não prima muito pela sonoridade? Bem podiam por o José Rodrigues dos Santos, que sempre passou uma temporada na BBC e fala inglês a sério! Mas pronto, eu compreendo, a Judite é jeitosa e o Bill passou a entrevista a galar-lhe aqueles joelhos atrevidotes!
- fiquei com dúvidas de que o senhor tenha realmente ganho a sua vida com os computadores! Sinceramente! É que a grande (mas grande) parte das pessoas que eu conheço que estão ligadas à informática não dizem coisa com coisa! E têm aquele ar alheado do mundo! E têm um tique qualquer nos olhos ou na boca, ou gaguejam que até aflige, ou esfregam muito as mãos como os vilões dos desenhos animados!! Sobretudo aqueles que estudam muito e têm graus académicos muito elevados! Acreditem em mim! Eu sei do que estou a falar! Eu estudo informática e tenho colegas e professores do ramo! ELES SÃO MESMO ASSIM!!
Ok...eu também não jogo com o baralho todo desde que entrei para para a faculdade! Mas tento não estudar muito! Cansa a cabeça!
Mas voltando ao assunto: o Bill não deixa transparecer nenhuma destas características. Parece um gajo normalíssimo! Estranho por isso a parte dele apregoar que passava dias e noites em frente ao computador... Tenho as minhas resevas!
- Há uma características no Bill que pode ser um indício daquilo que falava aqui atrás: tem a voz muito parecida com a do Sapo Cocas!! Só pode ser isso!!