quarta-feira, abril 26, 2006

Sá Pinto merecia mais!

Não há dúvida que Sá Pinto é um jogador dedicado, com garra e amor pelo que faz. É um grande Sportinguista, mas acima de tudo um grande profissional. E é natural que existam adeptos que se tenham sentido mais melancólicos quando o mesmo anunciou a sua intenção de terminar a carreira no final desta época.
Contudo, depois de ver um cartão vermelho directo no jogo da última jornada, contra a Naval, Sá Pinto soube hoje que será penalizado com dois jogos de suspensão pela sua atitude. Significa isto que a sua carreira acabou no último Domingo e ainda por cima com uma expulsão!!

Ora, há que concordar que Sá Pinto merecia bem mais!! Não só por ser um jogador com carisma, mas pelo seu historial no futebol português!! Um gajo que até bateu no seleccionador nacional e fez a capa inaugural daquele que é o jornal mais lido do país merecia ter acabado a carreira de uma forma mais digna!! Já que era para terminar a carreira com um cartão vermelho, ao menos que fosse por uma entrada violentíssima com o pé na cabeça do guarda-redes da Naval que o deixasse a comer sopa por uma palhinha!! Ou mesmo com uma cotovelada no nariz do árbitro assistente...ou uma escarradela que fosse!!!

É que daqui por uns anos ninguém se vai lembrar de Sá Pinto. Imaginem dois amigos no café a comer tremoços:
- Sá quem?! Aquele que quando acabou a carreira deixou os pitons marcados na cara do árbitro e lhe partiu a cara em 3 sítios?!
- Não! Esse era o João Pinto!! O Sá Pinto foi aquele que acabou a carreira por dizer que o árbitro assistente era um "descendente de uma grandessíssima meretriz".
- Ah!! (silêncio) Não tou a ver quem é!!

terça-feira, abril 25, 2006

Cravo na mão

Muito se especulou sobre se o novo Presidente da República, Cavaco Silva, iria ou não usar um cravo na lapela nas comemorações do 25 de Abril. Depois de, durante a campanha para as eleições presidenciais, se ter assistido à brilhante prestação de Cavaco, a interpretar Grândola Vila Morena, tudo fazia crer que o Professor não iria quebrar a tradição presidencial e iria ostentar um cravo ao peito.
Pois bem... hoje constatou-se que o Presidente não levava o cravo na lapela do casaco, para choque de muitos!

O que a televisão não mostrou é que Cavaco afinal levou um cravo para a cerimónia parlamentar desta manhã! E tinha-o na mão... juntamente com um ou dois calos!!

Não acreditam?? Então vejam aqui.

segunda-feira, abril 24, 2006

FMI

E por falar em revolução...deixo-vos agora com um texto que devia ser estudado nas escolas do nosso país! Para já os miúdos iam adorar, porque mete palavrões lá pelo meio! Por outro lado poderia servir de ponto de partida para o estudo do 25 de Abril e do que se passou a seguir à revolução!

Este texto foi escrito por um senHor, com H grande, que dá pelo nome de José Mário Branco e interpretado pelo mesmo cantautor. O texto, sem a sua interpretação e a sua guitarra, não é a mesma coisa, mas não encontrei alojamento para pôr o mp3 de 11 Mb! Fiquem para já com o texto e tentem procurar o mp3 por aí! Vale bem a pena!

Podem então ler esta pequena maravilha da canção portuguesa aqui e deixo-vos só com uma singela frase que prova que, passados estes anos todos, há coisas que não mudam neste país:

«A produtividade, ora aí está, quer dizer
Há tanto nesta terra que ainda está por fazer»

Ponte da Revolução

Estudos recentes revelam que Salgueiro Maia organizou uma revolução porque não tinha nada para fazer na véspera do feriado. Segundo o mesmo estudo, Salgueiro Maia meteu três dias de férias, para depois aproveitar a ponte na 6a feira e, assim, ficar com uma semana inteirinha de férias!! Documentos provam ainda que Salgueiro Maia ponderou primeiramente a organização de um torneio de sueca, mas quando chegou ao quartel apercebeu-se que tinha deixado as cartas em casa! Revoltado com o esquecimento, pegou na chaimite e veio para a rua!! Assim como assim, no dia seguinte era feriado e depois metia-se a ponte...

Acham que isto é um monte de balelas?! Então vejam o calendário de 1974 e digam lá que esta teoria não é até bastante crível!!

Abril de 1974
 D S T Q Q S S
   1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

domingo, abril 23, 2006

Refeições volantes

Começo o post por realçar a espécie que me faz o epíteto "volante", associado a "refeição". Sempre me pareceram dois termos que não jogavam bem um com o outro. Um pouco à semelhança de "lápis" e "sarrabulho". Mas, pensando bem, não há nenhuma expressão em que se juntem estes dois últimos termos! Enfim...

Isto da volantice refeicional vem a propósito de uma amiga minha que, recentemente, viajou até à Holanda: terra de costumes estranhos, onde se pode fumar marijuana num café, mas nesse mesmo café não se vende qualquer bebida que contenha álcool!! Acho muito bem! Nesses países evoluídos já toda a gente tem consciência da quantidade de mortos na estrada que o álcool provoca!!

Contou-me a mesma amiga, que não é costume na Holanda as pessoas interromperem o seu dia de trabalho para almoçar. Isto é, em vez de terem hora e meia de almoço, bebem uma caneca de sopa (!) ou um capuccino ali mesmo. Ou comem qualquer coisa meio à pressa, mas sem abandonarem o local de trabalho! Diz ela que é possível ser-se atendido num balcão de uma agência bancária, por exemplo, por um empregado que bebe a sua sopinha de agriões pela caneca.
Quem se lembrar da Royco Cup-a-soup, uma conhecida marca de sopas bebíveis, certamente que percebe coisa: essa produto estava à partida condenado ao insucesso no nosso país! O Tuga gosta de comer com calma!! Mesmo que vá comer à Companhia das Sandes ou à Loja das Sopas ou ao KFC, o Tuga quer é ir...e ficar lá um bocado! Fuma o seu cigarro, come pachorrentamente, olha para o relógio, ainda tem mais 20 minutos, mas não vai já pra cima! Se tem hora e meia, é hora e meia! Até pode ser mais...mas menos nunca é!

Mas confesso que gostava de ver este conceito de comer no local de trabalho, enquanto se atendem pessoas, a vingar no nosso país! Imaginem o cenário: repartição de finanças de Proença-a-Nova, 13h. Em vez de se fechar para almoço atendiam-se as 30 pessoas que estão na fila desde as 10h20. O Sr. Armindo, da Secção de Penhoras, prepara o porquinho de barro, mete-lhe uma farinheira em cima, rega-o com álcool e chega-lhe o fogo! Ouve-se o crepitar da pele da farinheira, enquanto a D. Patrocínia parte o pão alentejano em generosas fatias. Ao mesmo tempo, o Sr. Otávio, chefe de secção, mexe a salada com as mãos, depois de a temperar com azeite lá da terra! Logo de seguida, e sem passar as mãos por água, entrega um Modelo 22, banhado em gordura, ao Sr. Alberto, cidadão cumpridor da lei, que se vai lambendo com o cheirinho do enchido acabado de assar!

Ahh...esta combinação da típica gastronomia portuguesa com a perpectiva de mais produtividade, ainda que com umas nódoas de gordura nos papéis...

sexta-feira, abril 21, 2006

Data única?!

Recebi por mail o seguinte alerta, em jeito de curiosidade:
Na quarta feira , 4 de Maio, 2006, 2 minutos e 3 segundos
depois da 1:00 AM da manhã, as horas e o dia serão assim:
01:02:03 04/05/06
Isto nunca mais vai acontecer na tua vida!
"Sim, senhor!!", pensei eu. "Espectacular! Se isto nunca mais vai acontecer na minha vida, então é melhor eu estar acordado para a ver! Ui, ui, ui, é um evento único e por si só merecedor de uma atenção especialmente cuidada!".

Perdoem-me os senhores que se aperceberam de tal exclusividade temporal e a quiseram anunciar tão entusiasticamente através do e-mail, mas... onde é que eles estavam em 2001?! Mais concretamente no dia 3 de Fevereiro, às 06h05m04s? É que, nessa altura, o binómio calendário/relógio marcava 06:05:04 03/02/01!! Coisa única e que só acontece uma vez nas vossas vidas!!
Parece-me oportuno colocar o dedo na ferida e exigir explicações a quem se esqueceu de pôr um e-mail a circular uns dias antes desse dia!! Quem consolará agora os milhões, senão mesmo milhares de pessoas que, em 2001, não se aperceberam desta data única?!?!

Bom... mas descansem as pessoas que não se consigam manter acordadas até às 01h02 do dia 04 de Maio!! É que em 2090 a efeméride repete-se a uma hora bem mais acessível:

Na 2a feira, 07 de Agosto de 2090, 34 minutos e 56 segundos

depois do meio-dia, as horas e o dia serão assim:
12:34:56 7/8/90

Pensando bem...em 1990 também ninguém avisou. Mas naquela altura compreende-se: a internet não era uma coisa tão banalizada e ainda ficava caro telefonar a todos os nossos contactos a informar desta data única!!

quinta-feira, abril 20, 2006

Macaquinhos

Quem não se cruzou já com um condutor de um qualquer veículo, ligeiro ou pesado, a vasculhar com os dedos o interior da sua cavidade nasal?? Aquilo a que vulgarmente se chama "tirar macacos".
Ontem, num pequeno percurso de 15 minutos a conduzir, cruzei-me com três pessoas, três(!), à procura de fósseis nas cavernas nasais!! E quando vi o primeiro, que por acaso era uma primeira, virei-ma para a minha acompanhante e disse: "Ena pá! Viste aquilo?! Quase já só se via o cotovelo, de tão empenhada estava a senhora!".
Claro que quando me cruzei com outro e outro... achei que estava perante um fenómeno estranho de macaquice aguda! Apeteceu-me abrir a janela e gritar-lhes: "Epá!! Descalça-te e vai lá dentro!!".
Mas eu compreendo: é Primavera, andam os pólens no ar, a macacada invade o nariz! Eu próprio tenho o sótão cheio de catotas bastas vezes! E tenho extraído muito primata deste meu nariz... mas eu fui operado e tal... o médico diz que é normal! Mas agora que penso nisso... ele não me parecia assim muito convencido!

terça-feira, abril 18, 2006

Ideias inovadoras

Ontem reparei que tinha vestido os boxers do avesso. E, de repente, tive esta maravilhosa ideia: hoje uso-os deste lado e amanhã viro-os do avesso e uso-os do outro lado!!
Imaginem as vantagens que isto não traz em termos de poupança de água!! E uma vulgares cuecas poderiam, de um dia para o outro, parecer novas e sempre diferentes! Imaginem que há um dia em que têm de defecar à pressa e limpam mal o rabo: no dia seguinte a vossa roupa interior teria um padrão diferente, com uma risca castanha e grossa na parte de trás! E quem diz castanha atrás, diz amarela à frente e...e...

Sentem-se enojados? Pfff...não sabem é reconhecer grandes ideias!! Eu bem achei que a ideia era muito avançada para o seu tempo!! Mas ides ver, daqui a um século ou dois, quando não houver água no mundo!! Ides ver, ides!!!

segunda-feira, abril 17, 2006

Evangelho segundo Santa Raposa de Fogo

Continuo aqui a apelar aos caríssimos visitantes que usem o Firefox ou outro browser que não o Internet Explorer. É que descobri que, depois desta remodelação na imagem do Cheque-Mate, o Internet Explorer não mostra o blog em condições (com muita pena minha), desviando os posts ligeiramente para a direita.

Há pouco tropecei neste "colega", que também pregava este mesmo evangelho! É assim mesmo: vamos espalhar a mensagem!

Problemática da literatura medicamentosa

Mas quem será que dobra a porcaria dos papéis que normalmente acompanham os medicamentos?! Os sacanas, que ainda por cima devem ser pagos para o fazer, devem divertir-se à brava a dobrar aquilo de maneira a que, uma vez desdobrado, mais ninguém consiga pôr o raio do papelinho como estava!!
O papel deve ser especial, oriundo de árvores especiais da Amazónia, cuja madeira permite manufacturar um papel com a característica única (e quase mágica) de só se poder dobrar bem uma vez!!
É que quando um gajo desdobra aquilo não está preocupado em ver bem como o papelinho está dobrado, para depois o dobrar novamente. O que um gajo quer é saber se o produto se pode acompanhar com um copo de vinho, ou se provoca cegueira temporária ou diarreia aguda!! E se o problema for mesmo do foro intestinal, a pressa em ler a literatura e tomar o medicamento pode ser um requisito importante!
O pior vem quando queremos voltar a guardar o papel que, não parcas vezes, é composto por um pequeno conjunto de páginas, qual suplemento do Expresso! Por muito bem feitos e visíveis que estejam os vincos há sempre mil e uma maneiras de dobrar o maldito papel...e nenhuma delas está correcta!
As consequências passam frequentemente por já não se conseguir arrumar o medicamento e o papelinho na mesma embalagem, com prejuízo óbvio para a gaveta dos medicamentos!!

Perante isto, apetece perguntar: onde anda a INFARMED no meio deste quase escândalo?! Quem lucra com isto?! Estará a administração Bush envolvida nisto, mesmo que indirectamente?! E quem defende os consumidores de aspirinas e ben-u-rons?!

Exige-se uma explicação!!

Previsão do trânsito para hoje

Período de estradas congestionadas ou limpas, em especial nas Auto-Estradas do Litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, tornando-se gradualmente muito congestionadas a partir da tarde.
Velocidades em geral fracas (inferiores a 120Km/h), do quadrante norte, deslocando-se temporariamente moderadas (120 a 150Km/h) na A5, A13 e nas terras altas.
Acidentes ocasionais nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao fim da manhã.
Nas regiões do Centro, pequena descida do número de acidentes e pequena subida do número de vítimas mortais. Prevê-se ainda a morte do ocupante e passageiro de um ligeiro de mercadorias, ambos do sexo masculino e com 32 anos, ao Km 13 da Estrada Nacional 117.
Neblina ou nevoeiro matinal.

quinta-feira, abril 13, 2006

Pecadores

Depois de considerar pecado a leitura de jornais, a navegação na Internet e o visionamento de TV, o Vaticano prepara-se para legislar sobre outras infracções, que poderão vir a ser consideradas, ao olhos de Nosso Senhor, como impróprias, profanas e hereges!!

A saber:

- falar ao telemóvel (objecto do demo, para os menos eruditos);
- ir à praia;
- circular pela esquerda nas auto-estradas e/ou fazer ultrapassagens pela esquerda (esquerda é o lado do demo, para os menos eruditos!);
- limpar o rabo com a mesma mão com que se faz o sinal da cruz (a direita, para os menos eruditos);
- passar a ferro (o calor do ferro é considerado uma aproximação ao cenário que se calcula exisitir no Inferno, para os menos eruditos).


Claro que isto são só propostas de lei...mas por este andar...

E vocês, cambada de pecadores, que andais aqui pela Internet a ver mulheres roliças e também elas pecadoras, vós que andais aqui a comungar da doutrina de Belzebu, ide ler a Bíblia como forma de vos purgar a alma!! Ide e fazei como manda a lei do Senhor!!

Bater em mongolóides é legal!!

Hoje um tribunal decidiu que é "lícito" e "aceitável" usar de violência física para com crianças deficientes mentais!

Não sei para que foi precisa uma decisão de um tribunal! Toda a gente neste país... bom...toda não. Vá lá, quase toda... ou melhor... uma pequena minoria! Ou será que são só meia dúzia de saloios?? Bom, são pelo menos habitantes do interior mais profundo e conservador do país e com mais de 60 anos!! Reformulando a frase: Todos os habitantes do interior mais profundo e conservador do país, com mais de 75 anos, sabem que qualquer filho com perturbações mentais é resultado de um castigo divino e deve ser mantido num curral com os porcos e alimentado uma vez por dia!!

Sou levado então a concluir o seguinte: a educação e a justiça não estão assim tão mal neste país, quando há pessoas com mais de 75 anos, oriundas do interior mais profundo e conservador do país, que chegam a juízes...e ainda continuam em actividade!!!

EDIT: desde este dia que os meus pais me têm batido mais! Com paus e tudo!! Dizem eles que, se é legal bater em crianças com deficiências mentais, quanto mais num bandalho como eu!!

Avisos da PJ

De novo no Jornal da Tarde, na RTP1, vi uma coisa que não via há anos e que me trouxe memórias de um tempo que não volta mais.

A páginas tantas mostraram este símbolo:

PJ

E ao lado do símbolo estava a foto do novo director da PJ!!

Pensei logo: pronto...o gajo «desapareceu de sua residência na Venda do Pinheiro, Mafra, no passado dia 3 de Abril, pelas 15h00, conduzindo a sua viatura da marca Audi, modelo A4, de cor preta e matrícula 99-99-KK. Esta viatura veio a ser localizada, abandonada, no dia 05-04-06, no parque de estacionamento do Palácio de S. Bento. Vestia fato de treino azul escuro, T-shirt azul escura lisa, ténis brancos e azuis, da marca Puma. Usava uma aliança de casamento com o nome da esposa, Josefina Amélia, e a data de 02-11-78, gravados. O sujeito sofre de algumas perturbações mentais, mas não é considerado perigoso.»

Arsenal ou...

Ouvi hoje no Jornal da Tarde, da RTP1, que foi apreendido um autêntico arsenal em casa de um militar. Ele era carabinas com miras telescópicas, ele era granadas de fumo, ele era munições para G-3, ele era balas para anti-aéreas...enfim, um rol de armas de fazer inveja a alguns cartéis de droga colombianos!!

Mas vamos lá ver uma coisa: quem é que nos garante que o senhor não é só coleccionador de armas? O senhor até esteve no Kosovo...se calhar comprou lá umas peças para a colecção pessoal!

Depois de ter juntado aquele equipamento todo, agora vem a PJ dizer que aquilo é um arsenal!! Cambada de invejosos é o que eles são!!

Caríssimos visitantes

É com grande honra, alguma expectativa e algumas horas extraordinárias no lombo que vos apresento a nova imagem do Cheque-Mate!! Acabadinho de editar, ainda sem ter sido testado no Internet Explorer* e pronto a ser utilizado por vós!

Por isso vinde, vinde a vossa visita, vinde a vossa opinião, vinde o vosso comentário!

É verdade que estive um pouco ausente destas lides, porque isto da bloguice não sustenta famílias! Mas agora que recomecei, vou tentar ser mais regular!
Vou, no entanto, começar da pior forma: amanhã vou para fora cá dentro e é possível que só lá para 2a ou 3a é que volte a dar notícias!

Enfim, não quis ir de férias sem lançar a versão Cheque-Mate 2.0! Estava farto do preto!!

* se ainda usam este pseudo-browser pensem seriamente em adquirir um Opera ou um Firefox. É como do dia para a noite!!