À distância de uns cliques...
Aqui vos deixo com um
link útil para dissipar dúvidas relacionadas com a escrita de algumas palavras e/ou o significado das mesmas.
Costumo recorrer com alguma frequência ao
dicionário online da Priberam. Sempre que não sei ou não me lembro bem como se escreve determinada palavra, lá vou eu... Nada substitui o prazer de pegar num dicionário massudo e folheá-lo à procura de um vocábulo, mas através da rede é bem mais rápido!
E agora um pequeno momento de trivialidade cultural:
Sabiam que "esmegma" é uma matéria esbranquiçada que se cria nas dobras dos órgãos genitais?
Eu até já sabia, mas o dicionário
online não me deixou mentir, dando-me esta definição mais precisa. Estamos sempre a aprender!
Sou do contra
Ao contrário de inúmeros benfiquistas, não fiquei de todo triste com a derrota na final do Jamor! Também ao contrário de inúmeros benfiquistas...não vi o jogo! Mas a festa da Taça é isto mesmo...é a imprevisibilidade, é os pequenos que se tornam grandes, é os grandes que tombam quando menos se espera!
O Benfica ganhou o campeonato e está nas nuvens. Na minha opinião os jogadores já não tinham grande motivação. Motivação essa que sobrava no Setúbal!
Não desgosto quando ganham os pequenos...para variar um pouco neste país. Como o Benfica já ganhou o título mais importante...não me faz grande mossa que não tenha ganho a Taça. Mas se o adversário fosse um Porto ou um Sporting...já custava mais a engolir o sapo.
Parabéns ao Vitória pela merecida vitória! Parabéns ao Hélio pelo fim da carreira em grande! Parabéns aos adeptos do Setúbal por poderem fazer uma festa que raramente se vê em clubes de menor dimensão do nosso país!
Adivinhos...
Parecia que estavam a adivinhar! Se calhar foi mesmo melhor o Benfica ter perdido a Taça...
A falácia da retoma
Eu ainda ouvi falar que se o Benfica ganhasse o campeonato poderia acelerar a retoma...mas realmente, pensando bem...
Agradecimentos
Recebi hoje por mail (já toda a gente deve ter recebido também) e achei que o seu conteúdo merecia um
post, pela sua piada...
Gostaria de AGRADECER:
- A todos que enviaram imagens de sofás e cadeirões, dizendo: "Queres ser campeão? Então espera sentado". Foi um bom conselho. Isso de esperar 18 ou 19 anos dá experiência nestes assuntos;
- A todos os que enviaram avisos sobre possíveis doenças transmissíveis pelo "mofo" acumulado desde 1993. Não se preocupem, pois Portugal já passou epidemias bem piores, nomeadamente os 18 e 19 anos acima referidos. Mas como o agradecimento é sincero, fica uma sugestão: RENNIE ou KOMPENSAN para a azia;
- A todos os que enviaram o aviso de que tinha problemas na versão Word 1.0 de 93/94, que não conseguiam escrever "Benfica Campeão". A grande maioria dos portugueses reportaram o facto à Microsoft, e eles desenvolveram a aplicação "1 a 0" versão 04/05, pelo que já podem escrever as tão desejadas palavras, que não irá ocorrer qualquer problema;
- A todos que enviaram o vídeo do Gato Fedorento, "O adepto do Benfica". É um grande momento de humor. Embora continuemos a querer ganhar por "quinje a jero", conclui-se mais uma vez, que não é necessário ganhar com algumas goleadas para ser campeão (a outra foi na longínqua época do treinador John Mortimore);
- A todos os que enviaram menus de restaurantes com "Salada Russa", após a eliminação do Benfica pelo CSKA (tivemos azar.Apanhámos os russos no início da UEFA, houve quem tivesse mais sorte e só apanhou no fim). Esqueceram-se que a referida salada se serve fria.
Gostaria, ainda, de AGRADECER:
- Ao Ricardo, por ser benfiquista e nos fazer rir muito, com as suas actuações. É sem dúvida, dos melhores em Portugal;
- Ao facto do Mourinho ter saído do FCP. Foram menos 20 pontos, em relação à época passada. De facto, um grande treinador, que transforma o mediano em óptimo;
- Ao Pitbull, ao Leandro, ao Areias, ao Leo Lima, ao Fabiano Fabuloso, ao Pepe, ao Claudio, ao Del Neri e ao Luis Fernandez;
- Ao Trapattoni, que nos fez ganhar o campeonato, mesmo piorando 9 pontos, em relação ao ano passado. Isto apesar de termos sido eliminados da UEFA pelo vencedor desta prova, para quem não sabe, o CSKA ("a melhor equipa que defrontamos esta época");
- Ao Peseiro, pela frase acima referida;
- Aos russos que, a 18 de Maio, gritaram "Viva o Benfica";
- Ao Luisão que, em Janeiro, após derrota com o Beira-Mar afirmou: "Em Maio vamos ver quem festeja!". Ele tinha razão. Foi o marcador de um dos golos mais decisivos dos últimos tempos;
- Ao fantasma da Luz, que após ter feito um penalty sobre o Jardel, na época 2001/2002, redimiu-se e fez a falta sobre o guarda-redes do Sporting, no dia 14 de Maio, na Luz;
- Ao Manolo Vidal (que considerou legal o golo do benfica) e ao Soares Franco, que afirmou: "Não temos nada a reclamar em relação ao golo." [declaração logo após o jogo da Luz]. Finalmente, alguém que conseguiu tirar o filtro verde do televisor;
- Ao Pampilhosa, por não estar na Taça de Portugal, na altura em que se disputava a 33ª Jornada, o que impediu novamente a "limpeza" de cartões amarelos (alguém poupou 15000 euros);
- À Bandeira de Portugal, que nos vai emprestar as Quinas para os equipamentos;
Só para não haver confusões: quando falo no Ricardo, estou a referir-me ao Ricardo Araújo Pereira, do Gato Fedorento.
Quando tudo acaba...
Na minha casa, quando se acaba o champô ou a pasta de dentes, a política é...esmifrar, esmifrar e quem vier atrás fecha a porta. Isto traduz-se em tubos de pasta de dentes apertados até mais não e frascos de champô ou gel de banho já de pernas para o ar.
É positivo poupar-se e aproveitar tudo ao máximo, para não desperdiçar, mas... parece que me calha sempre a mim!! Sou sempre eu que vai lavar os dentes, espreme, espreme e já não sai mais pasta!! Nem com o rolo da massa consigo tirar mais nada!
O gel de banho é igual, pode ainda ter qualquer coisa além de bolinhas de sabão...mas já não chega para lavar sequer uma perna! E o sabonete líquido é a mesmíssima coisa... chegamos a andar dias a lavar as mãos com água e o ar perfumado que sai do espichador de sabonete líquido! Só porque na altura «não dá jeito pôr mais», «não tenho tempo», ou simplesmente «bem aproveitado ainda dá para mais um».
No fundo é a política do "Alguém há-de tratar disso". Deixa-me lá lavar as mãos com água e ar perfumado e rezar para que da próxima vez alguém já tenha cá posto mais sabonete! Confesso que às vezes chego a desatarrachar o espichador para usar o restinho que está no fundo, onde o tubinho do espichador já não chega!
É preocupante...o sabonete líquido e a pasta de dentes controlam a nossa rotina!! Quando eles acabam... MERDA! COMO É QUE EU FAÇO AGORA?! TENHO DE EXECUTAR UM PROGRAMA CEREBRAL DIFERENTE!
if ( PASTA_DENTES_ACTUAL == 0 ) {
go to ARMÁRIO;
open ARMÁRIO;
pick new EMBALAGEM_PASTA_DENTES;
open EMBALAGEM_PASTA_DENTES;
put the cream on brush;
close ARMÁRIO;
continue;
}
else
run USUAL_ROTINE;
Cortar onde?!
Com toda esta celeuma à volta do défice, muitos entendidos na matéria aparecem na televisão e jornais a dizer de sua justiça. Ele é economistas, sindicalistas, contabilistas e malabaristas! Cada um diz o mesmo de maneira diferente, cada um com o seu ponto de vista.
Mas há uma coisa que é ponto comum em todas as intervenções. Toda a gente fala nisso! Até membros do Governo! Quer se ache que o défice previsto seja exagerado ou não, todos concordam que a solução para todos os males deste país passa por um ponto essencial: cortar nas despesas do Estado!
E a solução é mesmo esta e toda a gente fala nela da mesma maneira. Uns dizem:
«Na minha opinião o Governo não tem outra hipótese senão aumentar os impostos e rever as taxas de IRC e IRS e, claro, reduzir nas despesas».
Outros sugerem:
«O Governo, por muito que lhe custe, tem de aumentar os impostos sobre os produtos petrolíferos, sobre o tabaco e reduzir ao máximo as despesas».
Outros ainda acrescentam:
«O Estado português deve ponderar a extinção da taxa mínima do IVA e, por outro lado, controlar as despesas públicas, reduzindo-as».
Conclusão óbvia: toda a gente fala na redução das despesas!
A questão é: quem é que sugere medidas concretas para que tal aconteça?! Quem é que especifica que reduções são essas? Onde é que o cirurgião pode lipoaspirar o pote de banhas que é o Estado?! Vão passar a comprar-se clips e agrafos nas lojas dos chineses a 25 cêntimos a centena? Devem despedir-se pessoas? Deve organizar-se um torneio nacional de sueca a dinheiro entre os funcionários das repartições de finanças, em que o dinheiro das apostas reverte para o Estado?! Os ministros vão passar a conduzir os seus próprios carros e esses carros vão passar a ser Toyotas Yaris, pretos, com full extras, em vez dos topos de gama da Volvo e da BMW?! Será que finalmente vão acabar com as máquinas de escrever para poupar no papel?! Contem-nos!! Dêem sugestões, bolas!
Eu também posso dizer palavras sábias como: «Para acabar com os atentados constantes no Iraque é necessário dar condições aos iraquianos para serem felizes» ou então «Para acabar com a fome no Mundo é necessário que a ONU desenvolva todos os esforços diplomáticos e, efectivamente, criar todas as condições de auto-subsistência controlada e livre de problemas intrínsecos das culturas dos países sub-desenvolvidos da África Subsariana». É indiferente! Ninguém sabe do que estou a falar... são só palavras numa frase... nada mais!
Enquanto não houver acção não há retoma! Palavras leva-as o vento!
Entretanto recordo aqui a frase que melhor resume as soluções para o défice neste país, proferida por Lili Caneças, já em 1867, quando tinha só 17 anos: «Estar vivo é o contrário de estar morto e o Estado tem de cortar é nas receitas, pá».
Aventura numa noite encarnada
Tudo tem um lado negativo. A festa benfiquista teve, para mim, um lado negativo também. Ao fim da noite fui assaltado por benfiquistas...foi quase tão bonito como a invasão de campo! Mas esta saiu-me mais cara! Podia ter sido mais...a minha máquina fotográfica digital só custou 300 euros! Felizmente não deram com ela...sorte a minha!
Tudo aconteceu a caminho da viatura, por volta das 5h da manhã, depois de festa rija no estádio da Luz. Eu e o um amigo meu, chamemos-lhe Abraão, fomos assaltados! Uma forma emocionante de acabar uma noite de emoções fortes! Felizmente não gostaram dos nossos telemóveis velhos, não queriam um Rover 400 de 98 e estavam tão mocados que se esqueceram de me roubar a máquina. Eis a reconstituição:
t=0 min:
Vemos um africano destacar-se de um grupo, atravessar a estrada para o nosso lado, com um canivete suiço na mão, a balbuciar qq coisa.
t=0,5 min:
Paramos para dois dedos de conversa com o nosso anfitrião, onde ele indaga a Abraão sobre a sua disponibilidade para morrer naquela noite e se tinha dinheiro e/ou um telemóvel. Abraão faz-se de esquisito e diz que não lhe dava jeito nenhum falecer ali.
t=1 min:
Um colega do anfitrião dirige-se ao nosso lado da estrada apenas para nos salvar o couro, insistindo com o seu colega para que o acompanhe e não nos incomode mais. Ficou-nos a dever um pedido de desculpa formal pela insolência do parceiro.
t=4 min:
Depois de darmos algum espaço ao pelotão da frente, estávamos a virar para a rua de terra batida e sem saída onde estava estacionado o meu carro. A cerca de
5 metros da viatura, ouvimos rumores a aproximarem-se por detrás.
t=4,5 min:
O anfitrião insiste em perguntar, com o canivete na mão, se mantemos a nossa indisposição para morrer nessa noite. Dizemos que sim, que temos gente à espera em casa! Entretanto, enquanto nos dá mais uns segundos para pensar, vai pedindo dinheiro e telemóvel. Ajudado agora por dois amigos, começam então a ficar curiosos com os bolsos e com as carteiras... Só tinha a chave do carro no bolso, caiu ao chão e tudo, mas eles não estavam interessados no potente Rover 400 de 98, 1.4 cm3 e 100cv.
t=5 min:
Desconfiados de que poderia ter qq coisa debaixo da camisola encarnada do SLB (e tinha! minutos antes tinha pendurado a bolsa da máquina por baixo da camisola, para não atrair atenções! nem de propósito) disseram: "Tira a camisola". Mas entretanto lá se esqueceram, porque havia 20 euros na minha mão. Já não queriam o telemóvel. Era velho e ainda bem! Um dos gajos andou a vasculhar-me nos bolsos e a apalpar-me! Achei aquilo extremamente indelicado e assediador! Passaram com as mão por cima da máquina, mas não a sentiram, entorpecidos pela brutal moca com que se apresentavam!
t=6 min:
Contentes com os 25 euros (20 meus+5 do Abraão) que conseguiram juntar naqueles minutos de labuta árdua, foram indo, sem se despedirem, a fazerem contas da percentagem que teriam de pagar ao fisco. Agradeci-lhes o momento agradável e dirigi-me à viatura. Entrámos e tranquei as portas.
t=6,5 min:
A bom tempo as tranquei, porque o nosso anfitrião, aparentemente, se tinha esquecido de qualquer coisa. Ah, sim...não cheguei a despir a camisola para ele ver o que estava por baixo! Talvez com os nervos de ver o seu condutor prestes a ser esventrado, o Rover não queria colaborar, falhando um primeiro arranque. À janela tinha agora o nosso anfitrião da noite, a bater à janela. Fiquei à espera que dissesse: os seus documentos e os da viatura. Mas não! Queria mesmo que eu despisse a camisola. Devia excitá-lo tal acto. O Rover continuava a não colaborar: desta vez a chave não rodava sequer no canhão. O nosso companheiro de boa disposição estava agora exaltado e impaciente!
t=7 min:
Perante a minha falta de colaboração para lhe abrir a porta, sentiu-se na necessidade de olhar à sua volta, para procurar qualquer coisa para abrir o vidro, pelo menos. Talvez uma pedra que felizmente não estava ali à mão. O Rover lá colaborou, depois de lhe prometer que nunca mais deixo que lhe metam óleo que não seja Castrol GTX. Arrancou em grande estilo, sem controlo de tracção, deixando o nosso amigo africano branco com tanta poeira e frustrado por não ter conseguido fazer mais estragos. Não precisei de atropelar os seus amigos que o esperavam pacientemente ao fundo da rua, pois tiveram o bom senso de se manterem no passeio. Acenaram à nossa passagem, já nostálgicos daquele momento bem passado que agora findava.
Foram 5-7 minutos muito intensos. Curtos, mas que foram vividos na máxima força. Nem em Quinchassa se vê daquilo. Depois regressámos a casa, televisão a meio gás e pronto...
A retoma
Entretanto a retoma económica já se faz sentir. Se a semana passada se previa um défice com valores superiores a 7%, ontem anunciou-se que afinal fica pelos 6 e tal!
Já são os efeitos da vitória encarnada na retoma!
Apoio à vítima de violência doméstica
Um estudo estatístico revelou hoje que a percentagem de mulheres agredidas fisicamente pelos maridos entre as 21h de Domingo e as 15h de ontem, teve uma quebra de 83% em relação a igual período do ano passado. O fenómeno deixou estupefactos os sociólogos que apenas vêm como explicação possível o facto de Vénus estar alinhado com Júpiter, que está neste momento em Peixes. O presidente do Benfica disse em declarações ao Cheque-Mate que os sociólogos deviam ver mais televisão!
A explicação do fenómeno é simples: a Associação dos Benfiquistas que Enfardam nas Mulheres (ABEM) decretou um cessar-fogo de uma semana,caso a equipa da Luz ganhasse o Campeonato. O fim das hostilidades pode prolongar-se por mais duas ou três semanas, caso se concretize a conquista da Taça de Portugal pela equipa da águia.
Perante este cenário pacifista, a Associação de Apoio à Vítima (APAV), fez saber que interromperá os seus serviços de atendimento e aconselhamento durante o período de cessar-fogo. Ao Cheque-Mate, o presidente desta associação disse que «os empregados precisavam de férias» e que esta interrupção da violência «não poderia vir em melhor altura».
Ejaculação Precoce
No Domingo, depois de se confirmar a vitória do SLB na Superliga, fui para o estádio da Luz. Sabia que a equipa demorava, mas estava disposto a esperar, para ver o regresso a casa dos filhos pródigos!
A espera foi maior do que pensava. Começou a ser penoso ter de ouvir a Dina, o João Portugal e mais uma mão cheia de artistas desconhecidos! Valeu pelo colorido e pela festa dos adeptos.
Mas então não é que, depois da equipa chegar finalmente e de serem chamados os jogadores um a um para cima do palco, alguns adeptos resolveram invadir o relvado...
Ou seja...tanto preliminar, tanto tempo ali... e de repente dá-se o clímax e acaba tudo em menos de 10 minutos! Pronto...agora limpa-se e guarda-se! Tal e qual uma ejaculação fora de tempo! Fiquei obviamente fod... lixado, aborrecido com a estupidez daquelas dezenas de "adeptos". Apesar dos pedidos do
speaker, lá continuavam eles a rebolar na relva e a pular no palco. Foi mesmo bonito de ver!
A culpa foi da organização que só pôs umas gradezitas com 2 metros de altura à volta do estádio e meia dúzia de
stewarts. Haviam de ter contratado os Super Dragões, a ver se alguém passava por eles!
O melhor futebol
E o prémio de melhor futebol jogado em equipa vai para... o Sporting...de Braga!! É que realmente jogavam bem e fizeram a melhor época de sempre, estando à beira da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Agora o outro Sporting...nunca mais se levantou depois das estaladas que levou do Benfica e do CSKA. E como bons cristãos que são os jogadores... ainda deram a outra face frente ao Nacional. Ainda bem que o Sporting jogou o melhor futebol desta Superliga, senão ainda se arriscavam a descer de divisão... Eu às vezes até preferia que o Benfica jogasse menos bem, mas que ganhasse! É que o melhor jogo que eu vi do Benfica foi contra o Rio Ave...e perderam!
Engraçado é ver que em duas semanas o Sporting era o melhor clube do mundo, com os melhores jogadores e o melhor treinador. De um momento para o outro, os jogadores são uns zés, que fazem birras para não jogarem (
vide caso Polga, na última jornada) e o treinador não percebe nada de bola e tem de se demitir. Já para não falar no Ricardo que é um frangueiro! De repente até os jogadores se vieram queixar de falta de mão do treinador no balneário e de apoio da direcção. Enfim...quando as coisas não correm bem...ninguém é culpado, mas toda a gente aponta o dedo ao parceiro do lado!
Festejos merecidos
Ok...estava a ser extremista! Realmente os Super Dragões tinham razões para ir festejar para a Av. dos Aliados: é que ficar em segundo já não é mau, depois de terem perdido aqueles jogos todos em casa. Além disso, disseram-me que já antes de almoço alguns elementos da claque tinham ido mijar à Avenida para marcar território. Sabem como são os animais...
Finalmente é nosso!
Contra críticas de adeptos pelas tácticas do Trapatonni e de adversários com conversas de favorecimentos, o Benfica lá acabou por vencer a Superliga! Como o treinador tinha profetizado, sempre que foi campeão foi por um ou dois pontos. Por acaso acabaram por ser 3, mas foi preciso chegar a 10 minutos do fim da Superliga para os benfiquistas ficarem descansados.
A festa foi rija, como se previa! Rija até demais, por vezes... Ficámos a saber que o Benfica é o clube com os melhores adeptos:
- os melhores desdentados
- os melhores bêbados
- os melhores invasores de campo
- os melhores africanos
- os melhores fumadores de ganza (quem esteve no estádio deve ter cheirado o mesmo que eu)
- as melhores mulheres brejeiras que falam aos gritos, com um buço maior que o meu bigode!
O adepto benfiquista só perde num campo: o do melhor Neanderthal! Esse prémio é para os Super Dragões. Com a moca em punho, vestiram umas peles de tigre e foram caçar para a Avenida dos Aliados, enquanto grunhiam para aterrorizar as presas.
Não quero parecer extremista...mas era matá-los todos à paulada como as focas!
A Festa do Título
Dê lá por onde der, uma coisa eu tenho 100% certeza: a festa do título vai vir da Invicta! Esperemos que a festa seja vermelha. Não concebo outro cenário que não esse! A não ser que alguma calamidade aconteça...como por exemplo o autocarro do Benfica cair numa ravina com 200 metros e terem de jogar com a equipa de iniciados!
Até ao Benfica campeão! Se perguntarem por mim, ou estou no Marquês, ou estou na Tasca do Chico a afogar as mágoas!
Star Wars - a vertente pró-gay
Star Wars é uma das sagas mais famosas e que mais dinheiro gera no mundo cinematográfico. O que ainda não tinha sido explorado neste tipo de filmes era a introdução de mensagens subliminares de intervenção social.
Com a introdução da personagem Capitão Panaka, George Lucas assume-se como um apoiante dos direitos homossexuais nos Estados Unidos.
Ou então é a minha mente perversa a imginar coisas...
Oh pai, oh pai!!
- Oh Pai...o Marques Mendes não gosta de mim!!
- Gosta, gosta...
- Oh Pai...o Marques Mendes é baixinho e cicioso...
- Mas é boa pessoa
- Oh Pai...o Marques Mendes andou a pôr amigos em cargos importantes!!
- Não andou nada!
Oh Pai...o Marques Mendes pressionou-me para pôr esses amigos em cargos importantes quando eu era ministro!
- Oh...lá tás tu...
- Oh Pai...o Marques Mendes é caixa de óculos!
- FDX, Isaltino! CALA-TE!! Tu também tens óculos, pah!! Brinca com os teus brinquedos e tá sossegado!
Os suspeitos do costume
Como sempre, no futebol português, não há uma equipa que perca por mérito próprio. Isto é, que perca porque jogou pior ou porque se desconcentrou por 10 minutos e sofreu dois golos...
Há sempre os culpados do costume:
- o árbitro e/ou respectivos assistentes;
- o treinador;
- o guarda-redes.
No caso concreto do Sporting-CSKA, entre alguns dos adeptos entrevistados à saída, ouviam-se frases como "Peseiro daqui para fora!", "O Peseiro devia era pedir a demissão", "O Peseiro e o Ricardo era mandá-los embora", "O treinador não vale um caralho", "Benfica é merda".
Bom...mas que grande confusão que vai naquelas cabeças! É duro jogar tão bem e não ganhar um único troféu...mas foi o Peseiro que pôs a equipa a jogar assim, foi ele que levou a equipa à final da Taça UEFA, uma final europeia que o Sporting não provava há 40 anos!
O Ricardo já mostrou todo o seu valor, quer ao serviço do Sporting, quer ao serviço da Selecção. E quando os avançados vêm isolados, a correr que nem malucos, a defesa ficou para trás...não há grande coisa a fazer.
Quanto ao "Benfica é merda"... bom... é a alarvidade do costume no nosso futebol! O Benfica nem jogou hoje, pelo que sei...muito menos foi culpado pela exagerada derrota do Sporting hoje!
Parabéns ao Peseiro, parabéns aos jogadores do Sporting que conseguiram mostrar o melhor do nosso futebol na montra europeia e parabéns aos verdadeiros adeptos do Futebol, aqueles que ficaram no estádio até ao fim a aplaudir a esforçada equipa do Sporting e, de igual modo, o adversário vencedor!
Ao Sporting desejo melhor sorte para a próxima! Mais uma vez ficou provado, pela 2ª vez em menos de um ano, que nem sempre a equipa que melhor joga futebol é aquela que ganha os jogos! Já os gregos nos tinham avisado disso!!!
A jornada do título
Como a semana passada, a
Liga faz-nos pensar até à última da hora que os jogos são todos às 16h de Domingo e sem transmissão televisiva. Mas ficou hoje decidido que afinal, os jogos dos quatro primeiros classificados, vão ser Domingo às 19h15.
O jogo do SLB dá na SportTV e o do FCP dá na TVI. Tudo à mesma hora, que é para não se prolongar o sofrimento!
PiniGOL!!!
PiniGoool! PiniGoool! Pini...FODA-SE!!
Pois é, caros adeptos do Sporting... o Pinilla lesionou-se outra vez! No joelho! Parece que tem ali com que se entreter por 4 ou 6 meses!
É azar! Ainda por cima no último treino antes da final da Taça UEFA, que o rapaz tanto queria jogar! Não há justiça neste mundo...
Problemas neurológicos
Tenho um hábito que as pessoas costumam considerar "estranho": gosto de falar com autocolantes! Passo por um autocolante colado numa qualquer montra, parede ou porta e gosto de perder ali um bocado do meu tempo a falar com ele. "Então como estás e tal? Que seca estares aí o dia todo, não é?". Eles normalmente não respondem...repito: normalmente...mas a questão não é essa!
A questão foi que ontem fiquei aliviado por saber que há outras pessoas como eu...que têm amigos inanimados e falam com eles. Uma dessas pessoas é João Morais, ex-jogador do Sporting, responsável pelo famoso canto directo que deu ao Sporting a conquista da
Taça das Taças em 1964.
Ontem ouvi-o na rádio, a recordar o momento inesquecível em que fez o golo: «Peguei na bola e disse-lhe: "Minha menina, vais entrar directamente naquela baliza". Beijei-a e pousei-a no quarto de círculo».
E não restam dúvidas que a bola o ouviu!!! Ela entrou mesmo!! Está provado cientificamente e sem margem para dúvidas que há objectos inanimados que nos ouvem!!
Tão a ver?! Tão a ver?! Eu não sou maluco!! Um dia os autocolantes vão ouvir-me!!
Star Wars III - Revenge of the Sith
Algo me diz que se este gajo não se despacha... não vai chegar a tempo da
estreia!
E se de repente...
Estamos num tempo de vacas magras! A crise aperta-nos o cinto! A guerra no Iraque, que começou em 2003, ainda dura e só veio piorar tudo: o preço do petróleo disparou!
O aumento do petróleo já provocou: - aumentos no preço dos combustíveis de 2 em 2 semanas;
- aumentos nos transportes dependentes de combustíveis fósseis (autocarros, táxis, ...);
- aumentos nos transportes dependentes da energia eléctrica de 3 em 3 meses (Metro, CP, ...);
- aumentos de tensão nos mercados financeiros;
- aumento dos bolsos de alguns donos de companhias petrolíferas dos EUA;
- outros aumentos não previstos nas alíneas anteriores.
Já começo a sonhar com o dia em que o patrão vem ter comigo e me diz: "Caro Casparov, como sabe o preço do petróleo não pára de aumentar. Andar de carro está cada vez mais caro e os transportes públicos... nem se fala. Por isso, não me resta outra alternativa senão aumentar-lhe o seu vencimento mensal em 25% para fazer face ao incremento das despesas".
Pah...sonhar nunca fez mal a ninguém!! E como era bonito...
Um lema de vida
Deve ser segundo este lema que se progride nas empresas do nosso país! Vou fazer dele o meu lema de vida, também!
Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido.
Nobre Guedes e Telmo Correia detidos
Foram detidos esta noite para interrogatório os dois ex-membros do anterior governo que não conseguiam parar de assinar despachos e aprovar projectos de
empreendimentos turísticos em áreas protegidas, mesmo depois das eleições legislativas. O agente da PJ responsável pelas apreensões dos detidos, o agente Cardoso, entrevistado pelo Cheque-Mate, descreveu o cenário da detenção: «Foi complicado. Tivémos algumas dificuldades, pois o senhor ex-ministro do Turismo não parava de bramir a sua caneta Cartier banhada a ouro e gritava desalmadamente "Eu quero assinar! Deixem-me assinar! Só mais um, só quero assinar mais um!". Era assustador...os olhos dele muito arremelgados e ele parecia ter a força de 100 homens. Mas lá lhe demos com uma lista telefónica e ele lá se acalmou.»
Prevê-se que a juíza responsável pelo interrogatório preliminar mande os interrogados em liberdade, aplicando como medida de coação a entrega de todas as esferográficas, canetas de feltro e lápis de cor, assim como a proibição de assinar o que quer que seja. Nem mesmo assinar publicações periódicas, como jornais e revistas.
Manifestação cor-de-rosa
Foi em Viseu que a comunidade gay decidiu fazer hoje uma manifestação contra a homofobia que se verifica um pouco por todo o país, mais concretamente naquele distrito de Portugal.
A manifestação decorreu sem incidentes de relevo, à parte de um senhor que chamou «maricas dum raio» aos intervenientes na manifestação. Numa conversa mais privada, o "lançador de bocas", a quem chamaremos de Senhor Tobias, desabafou: «Esses malandros anormais, que encostam o táxi à praça de marcha-atrás...deviam ser todos metidos num barco e era afundá-lo em alto mar. São adoradores de Satanás, que andam a aliciar os nossos jovens com doces e chupas. Eu bem sei o que eles fazem à noite...fazem aquilo uns com os outros...e é aos 20 e aos 30 ao mesmo tempo».
A polícia prevendo alguns desacatos, foi prevenida com gerberas de cores variadas, para a eventualidade de ter de bater nas "senhoras". O Comandante Matos, chefe da esquadra de Viseu da PSP, ordenou aos seus homens que deixassem as fardas em casa e viessem assegurar a paz da manifestação envergando as suas roupas do dia-a-dia e recomendou-lhes ainda que não pusessem perfume. «Estas foram algumas medidas preventivas, de modo a não provocar os manifestantes. Sabemos das suas preferências por homens fardados e bons perfumes», esclareceu o chefe Matos.
Trocas e baldrocas na Guiné
Vai uma confusão danada lá pra baixo prá Guiné Bissau! O Presidente Kumba Yala demite-se, convocam-se eleições, agora afinal ele autoproclama-se presidente de novo porque o tribunal decidiu que a destituição não foi legítima e não sei quê. Entretanto, já o Nino Vieira se estava a fazer ao bife e o PAIGC já estava a preparar a campanha...
Enfim...como se costuma dizer (infelizmente neste caso também se aplica): eles são pretos que se entendam!
A um empate do sonho...
Nunca como ontem senti inveja de alguém. E não foi inveja de uma ou duas pessoas, mas de cerca de 60000. Senti uma inveja enorme de todos os benfiquistas com o cú sentado numa cadeira do estádio da Luz. Como estava num casamento, nem sequer na televisão vi o jogo! Tive de me contentar com o relato! Não é a mesma coisa...mas sofri com as bolas ao lado, em ambas as balizas.
Felizmente, tudo acabou bem para os meus lados e aqueles 5-7 minutos até aos 90 foram muito intesos, como os 5-7 minutos do lusco-fusco.
Agora, para não morrer na praia, o Benfica só tem de empatar no Bessa. Esperemos que não adormeça ao sol!
O que se viu nas ruas, e nomeadamente no Marquês, não foi a celebração do título, ou uma festa antecipada, como muita gente referiu! Apesar dos gritos de "Benfica Campeão" que se fizeram ouvir, aquilo foi só a celebração de uma vitória muito importante a caminho de um título que há muito tarda em chegar! Aquilo era só a panela de pressão a deixar sair algum vapor!
Para a semana é que se vai ver o que é a verdadeira festa do título! Não vai haver Marquês que chegue!!
Para os mais distraídos...
A Netcabo vai finalmente fazer uma coisa boa!! E não nos vai levar mais dinheiro por isso...
Em tempo de crise económica, é bom saber que vamos ser
aumentados!
Treinadores a Presidentes de Câmara
Com a candidatura anunciada de
Ótavio Machado à Câmara Municipal de Palmela e com o aproximar do fim da Superliga, começam as danças dos treinadores.
José Couceiro, que já sabe que será substituído no final da época por Co Adriaanse, já se reuniu com amigos e apoiantes e pondera uma possível candidatura à Câmara Municipal do Porto.
No final da presente temporada, com as previsíveis dispensas de treinadores de alguns clubes, o Bloco de Esquerda já preparou convites para engrossar as suas fileiras de "candidatos autárquicos com perfil alternativo".
Urgências
O Ministério de Saúde e a Confederação Nacional de Hospitais e Centros de Saúde advertem os cidadãos para não se deslocarem aos bancos de urgência hospitalares, excepto em situações de extrema gravidade. Toda a maleita que não seja considerada grave, deverá ser curada em casa com álcool, uma aspirina, pomadas ou rebuçados do Dr. Bayard.
Entre as situações de urgência incluem-se as seguintes:
- cabeça separada do resto do corpo
- amputação de membro com mais de 30 cm
- olho fora da órbita
- joelho dobrado ao contrário
- ferramenta agrícola espetada na cabeça
Um exemplo claro de urgência hospitalar:
Os estômagos
mais fortes poderão ver o que está debaixo das ligaduras
aqui.
(Depois não digam que não avisei)
O Ministério da Saúde agradece.
Labirinto
Quem conseguir descobrir a saída deste
labirinto que diga qualquer coisa! Já perdi a paciência! Parecem as ruas de Lisboa...onde precisamos virar, é proibido!
As instruções estão em russo, mas não creio que haja dificuldade em perceber como funciona. Boa sorte!
Descoberta
Foi confirmada nos Estados Unidos, após anos de pesquisas e estudos aprofundados, a teoria de que os seres humanos descendem dos
invertebrados. A descoberta deita por terra a teoria de que os símios seriam os parentes mais próximos do Homem.
Greve anunciada
O Sindicato dos Trabalhadores das Máquinas Automáticas (SiTraMA) agendou para o próximo dia 18 uma greve geral de trabalhadores. A manifestação partirá do Marquês de Pombal e irá até ao Terreiro do Paço, de modo a possibilitar o desenturpecimento das pernas dos trabalhadores que passam o dia bem encolhidos dentro das máquinas automáticas. Manuel António, presidente do sindicato, é também responsável pelo cálculo dos trocos numa das máquinas de venda de bilhetes da CP, na estação do Cais do Sodré. Em declarações ao Cheque-Mate, Manuel desabafou sobre os problemas do sector: "Passamos o dia todos encolhidinhos, numa caixa de metal escura e com pouca ventilação! No Inverno passamos muito frio e no Verão é um calor insuportável! Para além dos problemas ao nível da coluna, ainda somos sujeitos a estas amplitudes térmicas bastante prejudiciais à saúde! As pessoas julgam que estão a interagir com máquinas, mas desconhecem a exisitência de seres humanos responsáveis pelos trocos! Exigimos melhores condições, exigimos mais formação ao nível das línguas que nos obrigam a saber falar! Sim, porque há aí colegas nossos que têm de aprender 3 e 4 línguas diferentes por causa dos turistas! Durante o período da greve, os nossos camaradas não fornecerão trocos em nenhuma das máquinas, em sinal de protesto!"
A CP já fez saber que irá disponibilizar alternativas através da distribuição aos utentes lesados de um cheque-brinde no Continente, com o valor do troco em falta.
A EMEL já fez saber que dará todo o apoio necessário à CP e ao Metro, uma vez que a sua experiência neste campo é vasta. "Desde que implantámos os nossos parquímetros que os funcionários responsáveis pelos trocos, que trabalham no interior dos mesmos, se encontram em greve e se recusam a dar troco aos utentes", adiantou Felismino Bento, Vice-Presidente do Departamento de Trocos da EMEL.
Vá lá, agora a sério...
O que eu sei é que se os preços dos transportes públicos (pelo menos aqueles que não dependem dos combustíveis fósseis, como o metro e o comboio) tivessem estabilizado quando o preço da gasolina começou a disparar em flecha, metade da população que se desloca para Lisboa em viatura particular começava a deixar o carro à porta de casa e ia para a cidade de transportes públicos!
Passes aumentam
A partir do dia 1 de Maio que ficou mais caro andar no Metro de Lisboa! Os bilhetes simples passaram a custar 70 cêntimos e o passe 30 dias passou de 15 euros e 10 cêntimos para os 16 euros. Isto só para referir algumas das novas tarifas.
Ora, como toda a gente sabe, as composições do metropolitano são movidas a electricidade que, como toda a gente sabe, é um derivado do petróleo. Ora, como o petróleo está cada vez mais caro por causa da guerra...têm de ser aumentadas as tarifas do Metro.
Entretanto a Bridgestone e a Michelin estão a trabalhar em conjunto na concepção de um novo tipo de pneu para o Metro de Lisboa. A nova tecnologia permite desenvolver pneus de borracha vulcanizada que reduz em 28% a ocorrência de furos nos pneus. Este fenómeno imprevisível é responsável por 89% das interrupções nas linhas do Metro.
Mas, claro...como os pneus são feitos de borracha especial para andar em carris...e como os pneus são feitos a partir do petróleo...e o petróleo está mais caro...é normal que tenha de se aumentar os preços dos títulos de transporte!
Além disso, toda a gente sente neste país que os salários aumentaram 18% em todos os sectores e o poder de compra tem subido exponencialmente nos últimos 6 meses. Por isso é normal que os preços aumentem...
João Loureiro aposta em Bobó
Depois da demissão de Jaime Pacheco na jornada da semana transacta, o presidente do Boavista, João Loureiro, deu um murro na mesa e disse: "Eu quero é Bobó!"
E assim foi...o mítico número 7 do Boavista voltou à ribalta do clube axadrezado como treinado adjunto de Pedro Barney, também ele ex-jogador do clube.
Contudo, nem o facto de haver Bobó no banco de suplentes do Boavista parece animar os jogadores que, esta semana, acumularam mais uma derrota na Superliga.
Marisa Cruz terá mesmo revelado, num cocktail de inauguração de um espaço comercial do Porto, a grande amizade que reina entre João Pinto e o novo adjunto do Boavista: "O meu João sempre gostou muito do Bobó! Então ultimamente, com o regresso dele ao Boavista, está sempre a falar do Bobó! Eles são grandes amigos há já muitos anos."
Limpeza de cartões
No final do jogo de hoje entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, a Sporting SAD anunciou através de comunicado oficial que irá realizar um jogo amigável com o
Mucifalense, esta quarta-feira, pelas 21h.
O jogo tem como objectivo servir de preparação para o jogo com o Benfica e para a final da Taça UEFA e angariar fundos para a Fundação dos Jovens Seminaristas de Caparide. Tem ainda como objectivo secundário servir como jogo de castigo a Liedson, que viu durante o jogo de hoje o seu 5º cartão amarelo. Boas notícias para a comunidade Sportinguista que, assim, poderá ver o avançado brasileiro em acção no jogo com os encarnados.
FINALMENTE...o Benfica é campeão
É um sonho tornado realidade!!! Era o sonho de qualquer benfiquista!! Finalmente, ao fim destes anos todos, o Benfica é campeão nacional!! Um grande bem-haja, Vasco Firmino!!
Eu também não quis acreditar...até ler
isto!
O ciclo da vida
Muito bem conseguido e bastante original
este retrato da vida.
Um Sporting à Benfica
Neste momento não gostaria nada de ser um adepto do Sporting! Porra...só de pensar em voltar a vestir-me e calçar-me para ir esperar a equipa ao aeroporto com gritos de alegria... que maçada! E o barulho que não deve estar lá...vai lá vai!
O que vale é que o Benfica não ganha nada...assim um gajo tem não passa por estas chatices.
Combate de boxe
Tive pena de não ver até ao fim o combate de boxe que estava a dar na RTP1, depois do "Um Contra Todos".
No canto esquerdo, com apenas 57Kg de peso, 1,54m de altura, a jornalista Judite "Perguntas Difíceis" de Sousa, campeã na categoria de pesos pluma. No canto direito, um peso pesado, com 89Kg de peso e 1,75m, o ex-recluso de Gondomar, Valentim "O Major" Loureiro!!
Realmente...aquilo deve ter acabado em KO prai ao 3º assalto! Na primeira meia-hora que vi, o senhor de cabelo branco estava a ser completamente encostado às cordas, sem misericórdia!
Ele ainda se tentou escapar com um gancho: "Sabia que a UEFA permite que os clubes ofereçam objectos aos árbitros até um valor de 150 euros?". Mas a pequena campeã, com a sua famosa citação de transcrições de escutas telefónicas deixou o Major ainda mais nervoso!
A páginas tantas, o ex-recluso tenta um uppercut cruzado: "O Gondomar oferecia pequenos objectos em ouro aos árbitros, mas era para promover a ourivesaria da nossa terra. Eu inclusivé faço o mesmo na Câmara Municipal quando recebo alguns convidados como o Presidente da República ou o Primeiro-Ministro".
Enfim...nunca visto: um pugilista a acertar na própria cara!
O tempo que ainda vi o combate serviu de tónico para a minha noite e divertiu-me imenso. Foi uma meia hora em que as gargalhadas se atropelavam para me sair pela boca!!
Amigos Até ao Fim
É este o título do livro de John Le Carré que acabei agora de ler. Um livro cuja leitura aconselho.
O estilo da escrita de John Le Carré é diferente do que estava habituado. Nunca tinha lido nenhum livro deste senhor. Apenas conhecia a Casa da Rússia e O Espião que Veio do Frio, mas nunca tive o prazer de os ler.
Amigos Até ao Fim é uma história densa e, de início, algo profunda, devido aos saltos no tempo e nos assuntos. A verdadeira acção começa a desenrolar-se nos últimos capítulos, onde a envolvente histórica não poderia ser mais actual.
Podem aguçar a vossa curiosidade
aqui na Fnac.pt
ZéZé on big screen
Quem não se lembra do saudoso Zezé Camarinha? Pois bem...estive em Portimão na semana passada e encontrei o bar do
gigolo algarvio. O nome dos shots chega a ser nostálgico:
shot very white,
shot put the cream,
shot very brown.
Mas o que eu gostei mais no toldo do bar "ZéZé Café - Sports Bar" foi mesmo a frase:
On big screen all games.
Dilemas da vida real
Recebi há pouco um mail, ao qual tenho de responder. A mensagem vem de uma pessoa cujo apelido é Jesus. Chamemos-lhe António...António Jesus.
Acham que devo começar a resposta por "Caro Senhor Jesus"? Por um lado ele pode sentir-se um tanto ou quanto ominipresente e omnipotente! Mas por outro, como diria o outro... Jesus é o Senhor!
Prisão temporária
Atentem no seguinte
texto:
Alleged al-Qaida No.3 arrested in PakistanThe arrest of Abu Farraj al-Libbi, a Libyan who is also wanted in two attempts to assassinate Pakistani President Gen. Pervez Musharraf, is seen by U.S. officials as significant because of his alleged control over the daily operations of al-Qaida.É impressão minha ou os Estados Unidos estão a prender o homem para o libertar logo a seguir?! É que se o
al-Libbi do gajo for bom...o interrogatório não dura mais de 5 minutos e ele fica livre como um passarinho!
Afinal não preciso de pôr anúncio
Já não necessito mandar
este anúncio para o jornal! O Pinilla auto arrumou-se por uns dias!
Tenho pena dele...eu só precisava dele lesionado daki a uma semana! Eu até não me importava que ele jogasse a meia-final da UEFA. Mas pronto...foi assim...
Agora para a semana, se ele recuperar...aí não há volta a dar! Meto o anúncio em tudo o que for imprensa nacional!!!
Apesar de tudo...parabéns Mourinho
Bom...acabou-se a febre José Mourinho! Pelo menos por esta época claro...que para o ano aposto que vai estar aí endiabrado de novo!
É um sentimento estranho e novo não sentir ódio pelo Mourinho! :) Foram alguns anos a rogar-lhe pragas enquanto era treinador do FCP!
Hoje estava com ele e com aquela bela equipa com um toque tuga lá misturado.
Durante o jogo, reparei numas coisas soberbas e que, em Portugal, dificilmente algum dia conseguiremos ver:
- o jogo tinha alturas que estava muitos, mas muitos, minutos sem se ouvir o apito do árbitro
- o árbitro quase não se via...só apitava quando era mesmo preciso (tirando o penalty aos 4 minutos que depois deu um "golo")
- os jogadores não reclamavam da decisão dos árbitros. Às vezes lá se via um levantar de braços...mas nunca um rodear ameaçador de uma equipa completa à volta do árbitro
- os jogadores não caíam por causa do vento causado pela passagem de um adversário...como cá se vê muito. E também se vê muito os árbitros a irem na conversa e a apitarem porque um jogador em vez de continuar a correr e papar o defesa, preferem atirar-se para o chão para descansarem. Ainda houve um ou outro jogador no Liverpool - Chelsea que o tentaram fazer nos últimos minutos...mas nunca treinaram em Portugal e então não conseguem imitar bem uma queda!
Aquilo sim é futebol! E qualquer uma das equipas mereciam estar na final da Liga dos Campeões...
O amigo dos States
Um bom amigo que os Estados Unidos tiveram no início da guerra do Iraque foi Paulo Portas. Ele era a favor da guerra e o governo tomou uma posição favorável ao ataque preventivo dos EUA.
Parece que agora, segundo vi no Telejornal da RTP1, o dito ex-Ministro da Defesa, dos Assuntos do Mar, dos Lagos, Lagoas e Afluentes vai ser condecorado pelo Governo Americano, pela mão de Donald Rumsfeld. Não me lembro do título pomposo da condecoração...mas isso é irrelevante!
A notícia adiantava também a hipótese de Paulo Portas estar a considerar um convite de uma universidade de Washington para leccionar lá.
Comentário descontraído do meu pai à mesa do jantar: "Faz cá tanta falta como o vento!"
Ladies and gentlemen
É com enorme alegria que anuncio aqui neste pedaço de Internet bem escondido que, daqui por sensivelmente meia hora, estreia na SIC Radical a nova série do
Gato Fedorento. A série chamar-se-á "
Série Barbosa" e as espectativas são elevadas!
Anúncio de Jornal
Estou a pensar pôr um anúncio num qualquer jornal diário, mas tenho algumas dificuldades na redação do texto. Vejam lá se está bem escrito e não tem erros, se fizerem favor:
"Procura-se homem/mulher com qualificações para executar trabalho de precisão. Dá-se preferência a ex-militares, ex-polícias, jogadores do Boavista FC ou centrais do FC Porto e porteiros de discoteca. Objectivo: lesionar gravemente o sujeito que dá pelo nome de Pinilla (ultimamente mais conhecido por PiniGol). Discrição e profionalismo exigidos. Bem pago. Dá-se bónus caso o serviço inclua mais uma perna partida de Liedson (não vá o diabo tecê-las)."
É que por este andar é melhor alguém tomar medidas...senão o Sporting ainda é campeão.
Mais perto de quem é importante
A TMN é amiga! E então, quem for cliente desta operadora de telemóveis, poderá falar gratuitamente para telemóveis da mesma rede, durante as 24 horas do dia 7 de Maio.
Eu já aderi, para não me esquecer. Espero é não chegar às 23h30 do dia 7, dar uma chapada na testa e exclamar: "Heeeey! Esqueci-me que hoje podia falar à borla".
Para aderirem é só ligar 12000 (chamada gratuita) e serem obviamente clientes da TMN.
Mais informações
aqui.
Netcabo vai abrir os canos!
Boas notícias (até que enfim) para os clientes da
Netcabo com larguras de banda de 512 e 640Kbps:
A NetCabo vai aumentar, de modo gratuito e automático para todos os seus clientes, a largura de acesso à Internet por Cabo de 512Kbps e 640Kbps para 2Mbps.
O mesmo acontece para os clientes com velocidades de 1 Mbps, que quadruplicam para os 4 Mbps. A NetCabo vai igualmente lançar uma nova oferta de 8 Mbps.
O upgrade dos actuais clientes da NetCabo será efectuado a partir do próximo dia 19 de Maio. A nova oferta comercial da NetCabo, com velocidades 8 Mbps estará igualmente disponível no mercado a partir dessa data.
O regresso do filho pródigo
Estava eu ontem à noite descansado a beber um cafezinho na esplanada do Bar do Moinho, na Praia de Carcavelos, e que é que eu vejo entrar? Nada mais nada menos que o ex-Ministro da Defesa, do Mar e de Todos os Assuntos Relacionados com Tropa e Afins!! Que só por acaso também é o ex-líder do PP e ex-número2 da coligação governamental! Nem mais...Exmo. Senhor Paulo Portas.
Habituado a vê-lo de fato às riscas e gravata, soou-me estranho vê-lo de calças de ganga e polo, com as golinhas pra cima...porque ao pé do mar faz frio. Vinha com um bronze que fazia inveja. Segundo me constou, é um bronze das arábias.
Entrou com cara de mau, sentou-se, levantou-se, olhou à volta à procura do empregado, sentou-se novamente e começou a ler um livro que trazia. Achei o título curioso:
Reflexões sobre a arte de vencer.
Contudo parecia mais interessado na conversa que decorria amenamente na minha mesa (talvez porque era a mais perto da cadeira dele) do que propriamente no livro. De 10 em 10 segundos levantava a cabeça e ficava a olhar para nós. Se calhar conheceu-nos da televisão!
Não lhe pedi um autógrafo, mas também não lhe perguntei se não queria ir brincar com os submarinos que comprou.
Enfim...o que acho mesmo é que ele estava com saudades da sua antiga residência - o Forte de S.Julião da Barra. É que o forte é mesmo ali ao lado... foi lá recordar bons velhos tempos de serões à beira mar...
Arbitragens
Não costumo falar de arbitragens...até porque também sou árbitro de futebol. Mas hoje faço-o.
Ontem no jogo Benfica - Belenenses vimos uma arbitragem muito pobrezinha de um senhor que (felizmente, digo eu) se vai reformar no fim da época. Um
penalty arrancado a ferros para o Benfica e outro que ficou por marcar a favor do Belenenses. Concordo que as decisões, em ambos os lances, são aceitáveis e uma discussão aprofundada sobre os lances poderia nem sequer gerar um consenso. Depende muito dos critérios e tem de se ter em conta os milésimos de segundo que um árbitro tem para decidir.
Mas quando um árbitro hesita...é a morte do artista. E Mário Mendes hesitou antes de apontar para a marca de grande penalidade no lance em que a bola (na minha opinião) vai bater na mão do jogador do Belenenses. Esta hesitação faz parecer que o apito soou a pedido dos protestos dos jogadores encarnados.
Por um lado fiquei contente, porque sou do Benfica e quero muito que se concretize a conquista da Superliga. Por outro lado, sinto que prestações destas por parte das equipas de arbitragem só prejudicam a credibilidade do futebol e aumentam os rumores constantes de que a equipa X ou Y está a ser beneficiada.
Mas eu melhor que muitos tenho de admitir que há dias em que simplesmente estamos destinados a fazer asneiras em campo... Como em tudo na vida, há uns dias melhores que outros.
Mas o que me espanta mesmo mais é ver o treinador do Porto a queixar-se de uma má arbitragem quando o único golo azul e branco é obtido em posição irregular. Ganham três pontos com um golo mal validado e ainda reclamam. Pobres e mal agradecidos!
Enfim...mesmo que uma equipa de arbitragem faça uma exibição isenta de erros...há-de haver sempre um palhaço de um treinador ou adepto ou dirigente a dizer que a sua equipa foi roubada e que o árbitro foi comprado e que o futebol português é uma vergonha! Claro que declarações destas acontecem normalmente quando a equipa deles perde! Enquanto o árbitro se enganar a favor deles está tudo bem, apertam-lhe a mão no fim e até dão os parabéns. Couceiro foi ontem uma excepção à regra.